Estados Unidos

Montagem de Trump como papa gera reação na Igreja antes do conclave

Trump se coloca como papa em imagem de IA e causa revolta.

Imagem manipulada digitalmente em que Trump aparece usando batina branca, mitra papal e com o dedo indicador erguido. Foto: Truth Social

Donald Trump postou uma imagem gerada por inteligência artificial em que aparece vestido como o papa, com batina branca e mitra, em pose de líder religioso. A postagem foi feita no Truth Social poucos dias antes do início do conclave que vai escolher o sucessor de Francisco. A montagem, que também foi compartilhada pelo perfil oficial da Casa Branca no X, gerou reações negativas principalmente entre católicos e líderes da Igreja.

A foto circulou nas redes e chegou à mídia italiana, que chamou o gesto de “infantil” e “megalomaníaco”. Cardeais reunidos em Roma criticaram a atitude. “Não é engraçado, senhor”, escreveu o cardeal Pablo Virgilio David, das Filipinas. O arcebispo de Nova York, Timothy Dolan — citado por Trump como favorito para o cargo — disse apenas: “Não foi bom”.

O governo italiano não comentou, mas o ex-primeiro-ministro Matteo Renzi classificou a imagem como ofensiva e desrespeitosa com os fiéis. Já nos Estados Unidos, a New York State Catholic Conference publicou que “não há nada de espirituoso ou engraçado” na montagem, lembrando que a Igreja ainda está em luto e o momento é de respeito.

A Casa Branca saiu em defesa de Trump. A porta-voz Karoline Leavitt afirmou que ele foi ao funeral do papa Francisco e “sempre foi um defensor dos católicos e da liberdade religiosa”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo