Estados Unidos

Republicanos barram fim dos carros à gasolina na Califórnia

Congresso dos EUA desafia pela primeira vez em 50 anos as regras ambientais do estado.

Califórnia queria banir carros à gasolina a partir de 2035. Foto: Rawpixel

O Senado aprovou uma medida que impede a Califórnia de proibir a venda de novos carros à gasolina a partir de 2035. A proposta, apoiada por senadores republicanos, representa a primeira vez em 50 anos que o Congresso dos EUA limita a autoridade do estado para impor regras ambientais mais rígidas que as federais.

A Califórnia havia estabelecido a meta como parte da política de redução de emissões. A nova legislação aprovada no Senado anula essa iniciativa, o que gerou reações de autoridades locais e grupos ligados ao meio ambiente. O projeto ainda precisa ser analisado pela Câmara e pelo presidente.

Estados que costumam adotar as normas da Califórnia também podem ser impactados. A decisão levanta dúvidas sobre a continuidade de políticas estaduais voltadas à transição energética, em um momento de aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos. Parlamentares favoráveis à medida dizem que a proposta garante mais equilíbrio entre os estados e o governo federal e evita mudanças forçadas no setor automotivo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo