Imigração Manchete

EUA pode deportar quem pedir green card sem status legal

Medida pode afastar imigrantes de procedimentos legais; USCIS defende a medida como forma de combater fraudes.

Nova medida pode iniciar processo de deportação para imigrantes sem status legal que pedem green card por casamento ou família. Foto: USCIS

Imigrantes que pedem green card com base em casamento ou vínculos familiares e estão sem status legal nos EUA agora podem ser colocados em processo de deportação, segundo nova diretriz do USCIS (U.S. Citizenship and Immigration Services). A mudança, que já está valendo, afeta pedidos em andamento e novos, apresentados a partir de 1º de agosto.

O USCIS afirma que a petição familiar não garante status migratório nem impede a remoção do país. Especialistas dizem que a medida atinge uma das principais formas de legalização e pode gerar medo em famílias que estão tentando regularizar a situação de forma legítima.

Dados da própria agência mostram que mais de 2,4 milhões de pedidos estão pendentes. Cerca de 1,9 milhão de pessoas aguardam resposta há mais de seis meses. O risco agora se estende também a quem perdeu o status legal enquanto esperava pela decisão.

Segundo o USCIS, a medida busca reforçar a triagem de casos e evitar fraudes. Já organizações e advogados temem que a política tenha um impacto drástico e afaste ainda mais os imigrantes de processos legais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo