Uma competição global da Apple que incentiva a criação de apps educativos com a linguagem Swift, o Swift Student Challenge 2025, incluiu oito brasileiros entre os Distinguished Winners, a maior conquista por país na edição deste ano.
Os vencedores viajaram ao Apple Park, em Cupertino, para participar da WWDC 2025: assistiram ao keynote de abertura, participaram de laboratórios práticos e conheceram o CEO Tim Cook. A Apple destaca a participação dos brasileiros pela inovação, impacto social e inclusão. Seis deles são formados pela Apple Developer Academy, programa lançado no Brasil em 2013 para formar desenvolvedores com olhar inclusivo e transformador.
Entre os premiados de 2025, está Larissa Ayumi Okabayashi, de Descalvado (SP), que criou um aplicativo interativo que explica como funcionam os modelos de linguagem (LLMs), e ao mesmo tempo promove reflexão sobre seus limites éticos. Nas redes sociais, Larissa celebrou a conquista: “Que privilégio poder representar o Brasil no cenário global, com um app feito por pura diversão e com minha paixão por tecnologia”.
O Swift Student Challenge seleciona estudantes com base em criatividade, domínio técnico e potencial de impacto social. Em 2025, foram escolhidos 350 vencedores de 35 países, dos quais 50 foram reconhecidos como Distinguished Winners, reforçando a presença da região no cenário global de tecnologia e inovação.