Brasil Imigração

Taxa extra de $ 250 para emissão de vistos é suspensa temporariamente

A medida, chamada de Visa Integrity Fee, estava prevista para entrar em vigor em 1º de outubro de 2025, mas foi adiada após pressão de entidades ligadas ao turismo

A U.S. Travel Association pressiona o Congresso para adiar indefinidamente a taxa e discute meios para reduzir os atrasos no agendamento de entrevistas para visto (Foto: Freepik)
A U.S. Travel Association pressiona o Congresso para adiar indefinidamente a taxa e discute meios para reduzir os atrasos no agendamento de entrevistas para visto (Foto: Freepik)

O governo suspendeu a cobrança de uma taxa adicional para emissão de vistos de não imigrantes. Também foi descartada, temporariamente, a proposta de cobrança de $ 24 para o formulário I-94, documento que registra a entrada e saída de estrangeiros no país. Com a decisão, o custo do visto de turismo permanece em $ 185. A medida, chamada de Visa Integrity Fee, estava prevista para entrar em vigor em 1º de outubro de 2025, mas foi adiada após pressão de entidades ligadas ao turismo.

Segundo dados preliminares, as viagens internacionais para o país caíram 2,9% em agosto, em relação ao mesmo mês de 2024, o que representa cerca de 3,5 milhões de visitantes a menos. Foi o sexto mês consecutivo em que o volume de turistas diminuiu em comparação ao ano anterior.

De acordo com a U.S. Travel Association, o custo adicional representaria uma barreira para visitantes estrangeiros, prejudicando diversos setores, como hotéis, restaurantes e passeios turísticos. Além disso, poderia reduzir o fluxo de viajantes em um momento estratégico, às vésperas da Copa do Mundo de 2026 e dos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles.

Na terça-feira (23), em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, o presidente Donald Trump afirmou que espera que “incontáveis pessoas de todo o mundo” participem da Copa do Mundo de 2026 e dos Jogos Olímpicos de 2028, que serão sediados pelos Estados Unidos.

A FIFA recebeu, nas 24 horas seguintes ao sorteio da pré-venda, mais de 1,5 milhão de solicitações de ingressos. A demanda veio principalmente dos três países-sede, seguida por Argentina, Colômbia e Brasil. O torneio, com 48 seleções, será disputado em México, Canadá e EUA, e contará com 104 partidas em 16 cidades.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo