Imigração Manchete

Notícia sobre suspensão de visto para brasileiros nos EUA se espalha pela mídia

Informação foi publicada por Fox News e repercutida por veículos internacionais e brasileiros, mas não tem confirmação oficial.

Visto brasileiro
Notícia sobre possível suspensão de vistos dos EUA para brasileiros circula na imprensa, mas segue sem confirmação oficial. Foto: Flickr

Uma notícia sobre a suposta suspensão do processamento de vistos dos Estados Unidos para brasileiros está circulando amplamente. A informação teve origem em uma reportagem da Fox News e foi repercutida por agências como a Reuters, além de sites como CNN Brasil, UOL e outros portais de notícias.

Segundo essas reportagens, o governo americano estaria avaliando pausar a emissão de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil, a partir de 21 de janeiro. A medida estaria descrita em um memo interno do Departamento de Estado, que teria orientado consulados a interromper temporariamente o processamento enquanto procedimentos são reavaliados.

Apesar da ampla repercussão, não há confirmação oficial: o Departamento de Estado não comentou o conteúdo do suposto documento, e até agora nenhuma decisão foi anunciada publicamente em canais oficiais, como o site do órgão ou comunicados das embaixadas.

No Brasil, o Itamaraty também não confirmou qualquer mudança nas regras de visto para brasileiros. O ministério não divulgou nota nem orientação oficial sobre o tema até o momento.

O boato surge em um contexto de endurecimento da política migratória nos Estados Unidos, com revisões de regras consulares e maior rigor em processamento de visto. Ainda assim, medidas amplas desse tipo costumam ser formalizadas por anúncios públicos, o que não ocorreu até agora.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo