Imigração Local Manchete

Medo de detenções muda rotina no Sul da Flórida e vídeos mostram supermercados quase vazios

Vídeos nas redes sociais e relatos enviados ao AcheiUSA mostram supermercados, salões e restaurantes com movimento fraco nas últimas semanas

Vídeo enviado ao AcheiUSA mostra supermercado praticamente sem clientes em plena tarde no sul da Flórida. (Arquivo pessoal/AcheiUSA)

Um vídeo enviado ao AcheiUSA por um brasileiro que vive em Doral e pediu para não ser identificado mostra uma unidade do Sedano’s praticamente sem clientes por volta das 3 da tarde, horário em que, segundo ele, o local costuma registrar bastante movimento. Nas imagens, corredores e caixas aparecem vazios, com praticamente apenas funcionários no estabelecimento.

Vídeo: Cedido ao AcheiUSA

O registro se soma a relatos recebidos pela redação e a vídeos publicados por brasileiros e hispânicos nas redes sociais mostrando movimento abaixo do normal em supermercados, salões de beleza, restaurantes e outros comércios do sul da Flórida.

Donos de estabelecimentos relatam cancelamentos e redução no número de clientes. Moradores ouvidos pelo AcheiUSA dizem que muitas pessoas estão evitando sair de casa por medo de abordagens migratórias em meio ao aumento da presença de agentes na região.

Não é um fenômeno relatado apenas na Flórida. Em Los Angeles, um estudo da UCLA constatou queda no movimento comercial após operações migratórias. Em áreas próximas a nove locais de ações federais, foram registradas 46 mil visitas a menos e perdas estimadas em US$ 3,16 milhões em apenas duas semanas.

No sul da Flórida, porém, ainda não há levantamento oficial que permita medir o impacto no comércio ou estabelecer uma relação direta com as ações migratórias. Por enquanto, o cenário é sustentado por vídeos e relatos de moradores e comerciantes. O AcheiUSA segue apurando e convida a comunidade a enviar registros e experiências semelhantes.

Compartilhar Post: