Reportagens Especiais

A fé na comunidade – I

Allan Kardec

O Espiritismo como um bálsamo para a alma

Por Vanuza Ramos

O que move o brasileiro nos Estados Unidos não é somente o sonho americano. É também a fé. Cada vez mais os brasileiros têm buscado as várias formas de religião como complemento para suas vidas. É na religião que estão encontrando refúgio e apoio para atravessar os momentos difíceis da vida de imigrante. O AcheiUSA resolveu investigar como anda essa fé. Quem são e de onde vêm os líderes religiosos que conduzem a massa brasileira? Quais são as religiões brasileiras que se desenvolveram nos EUA? Como essas religiões ajudam os seus fiéis? Que serviços prestam? Como os fiéis vêem essas religiões? Todos esses aspectos serão abordados na série Fé na Comunidade.

Para estrear essa série o grupo religioso escolhido foi o Kardecian Study Society of Florida, que, entre outros da mesma religião em Broward, vem desenvolvendo a doutrina espírita no sul da Flórida e crescendo em ritmo forte.

O preconceito que parece rondar a doutrina espírita no Brasil não se desenvolveu nos Estados Unidos. Prova disso é o crescimento constante dos centros espíritas voltados para brasileiros. Já são quatro somente em Broward e recebem centenas de pessoas em suas reuniões públicas semanais. Um desses centros é o KSSF – Kardecian Study Society of Florida.

Localizado em Deerfield Beach, o Centro Espírita – denominação comum aos centros kadercistas – iniciou suas atividades em 12 de junho de 2002, numa assembléia geral realizada no Discovery Circle East. No início, era um grupo pequeno, mas hoje conta com uma média de 100 freqüentadores por reunião. Trata-se de uma sociedade civil, religiosa e filantrópica, sem fins lucrativos e mantida pelas doações espontâneas dos seus membros, pelas verbas arrecadadas em eventos e com a venda de itens relacionados à doutrina.

O objetivo da Casa é promover o estudo, a prática e a divulgação da Doutrina Espírita como religião, ciência e filosofia, segundo a codificação de Allan Kardec. Evangelizar o ser humano, conforme preceitua a obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, e prestar assistência social, como dever social e princípio moral cristão.

O crescimento pode ser considerado rápido. Em três anos, conseguiram atrair tantos fiéis que se tornou necessário mudar para uma nova sede. Atualmente as aulas e palestras funcionam em uma estrutura maior – uma casa com quatro salas, cantina, sala de baby sitter e biblioteca. As reuniões públicas acontecem aos domingos e às segundas-feiras. O crescente número de crianças sendo levadas para a instituição fez a casa criar turmas de evangelização infantil – são duas classes para crianças a partir de 5 anos.

Desmistificando a religião – A presença de crianças no Centro é uma prova da queda do preconceito. Com a mente mais aberta para os estudos espirituais, os adultos sentem-se mais confortáveis para levar suas crianças até as palestras e cursos. Isso acontece, segundo a diretora Líbia Saigg, porque aqui nos EUA as pessoas têm uma visão diferente da religião. “Eles vêm buscar o centro mais por carência. Muitos querem conhecer apenas por curiosidade”, explica.

E impulsionados pela curiosidade acabam descobrindo que o espiritismo não é macumba, e que os espíritos não ficam rodeando a casa e se apossando dos corpos que lá estão, como no Brasil alguns acreditam. O centro espírita nada mais é do que uma casa onde as pessoas com crenças em vidas passadas se reúnem para estudar mais sobre o assunto. Os estudos seguem a forma de palestras, com os ensinamentos baseados também na Bíblia, mas conforme a interpretação do francês Allan Kardeck, homem que decodificou o espiritismo e escreveu o Livro dos Espíritos, em 1857.

Migração de outras religiões – Os tratamentos espirituais oferecidos pela casa não são apenas sessões de desobsessão – que na língua evangélica é chamada de sessão de libertação -, mas também tratamento psicológico. “A doutrina trabalha a psicologia, cuidando das insatisfações. Abre novas perspectivas; traz equilíbrio”, diz Líbia.

É assim que atua o atendimento fraternal através da fluidoterapia (passe) e do evangelho nas casas espíritas, onde as pessoas que estão passando por dificuldades são atendidas por membros da casa e recebem aconselhamento. Após o aconselhamento são encaminhadas para receberem “o passe” – que se trata apenas de sessões de oração, onde pessoas com mais experiência na casa oram, intercedendo pela pessoa necessitada.

Em casos extremos, se for comprovada a existência de um espírito obsessivo na vida pessoa, ela é encaminha para o tratamento mediúnico. O tratamento mediúnico é feito de forma discreta, segundo destaca Líbia. “Não temos a intenção de sermos escandalosos. Fazemos tudo em um lugar reservado, e com discrição”, destaca a diretora.

Não há, no Centro, a exposição dos fenômenos espirituais, como acontece mais comumente em igrejas evangélicas. Por isto o Centro vem recebendo mais e mais pessoas migrando de outras religiões. “Talvez porque as pessoas estão buscando respostas mais aprofundadas do mundo espiritual; principalmente para o imigrante, que passa por tantas dificuldades, o espiritismo traz um conforto”, diz Líbia.

Caminhada pela Paz – Além do atendimento fraterno, da fluidoterapia (passes e evangelho), das reuniões mediúnicas para desobsessão e das reuniões públicas, o KSSF também realiza programas de Evangelho no Lar, evangelização infantil, e oferece cursos diversos. Um deles é o curso básico de Espiritismo, onde as pessoas aprendem rapidamente o que é a doutrina espírita.

Outras informações podem ser obitdas no site www.kardecian.org. O KSSF – Kardecian Study Society of Florida fica no endereço 238 SW 12th Avenue. Deerfield Beach, FL – 33442-3104. Os telefones para contato são (561)239-9668 / (754) 366-7719 ou (954) 571-1816. E-mail: info@kardecian.org

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo