A importância do movimento slow

Slow Fashion, Slow Beauty, Slow Food... Por que é importante aderir ao Movimento Slow?!

0
1480
A importância do movimento slow
A importância do movimento slow

O acelerado crescimento da produção e consumo das últimas décadas aliado ao aumento demográfico e diversas outras questões sociais, vem gerando poluição, escassez dos recursos naturais e, embora os fatos apresentem uma crise mundial, muitos ainda não compreendem que o modelo atual de consumo tem deixado a sociedade e o meio ambiente esgotados.

Estamos vivendo um desastre humanitário, “a mudança climática, a perda de biodiversidade e degradação do solo, por exemplo, são diariamente confirmadas e devem ser adotadas medidas para evitá-las” (Sirvinskas, 2013).

Tedros A. Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), enfatizando que a nossa saúde está diretamente relacionada à higidez do ambiente em que vivemos, advertiu, recentemente, que somados os riscos do ar, da água e dos químicos, a poluição ambiental mata mais de 12,6 milhões de pessoas por ano.

Diante dessa realidade, torna-se imprescindível que cada um de nós, não só dissemine, mas também cumpra os objetivos do desenvolvimento sustentável elencados na Agenda 2030 da ONU, para, assim, podermos alcançar a justiça e a paz social que tanto necessitamos.

Não podemos continuar produzindo e consumindo à custa do planeta, por isso falar sobre o consumo ético e sustentável é um assunto cada vez mais relevante dentro das questões sociais, especialmente pelas pesquisas mostrarem que, mesmo em tempos de crise, os níveis de consumo de artigos de moda e beleza continuam com alto crescimento.

Porém, a boa notícia é que o mercado vem passando por uma transformação que traz diversos benefícios para o meio ambiente e para a qualidade de vida de um modo geral.

Muito se fala em Movimento Slow que, embora tenha um amplo sentido, em resumo, significa o comportamento que busca desacelerar os hábitos de consumo como também utilizar novas técnicas de produção que sejam ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis, socialmente justas, livres de crueldade e benéficas para a saúde, usando matérias-primas de melhor qualidade (naturais, orgânicas, veganas etc.).

Na contramão do mercado tradicional, o conceito slow promete ganhar ainda mais espaço no mundo da moda e beleza durante os próximos anos, mas quem já vem se conscientizando da importância do consumo ético, já está transformando o seu estilo de vida.

E você? Já pensou em mudar os seus hábitos de consumo para uma pegada mais slow?!

Faça parte dessa mudança que fará bem a você e ao nosso planeta, afinal, como costumo dizer: “Revelar o seu etilo de maneira consciente é agir por você e pelo mundo”.

Foto: Acervo gratuito Wix

Previous articleVictoria’s Secrets Fashion Show será filmado no próximo dia 8 em New York
Next articleBrasileiro é preso pelo ICE em posto de gasolina na Louisiana
Taiara Desirée é Fashion Blogger, Colunista e Apresentadora de Moda em rádio, TV, sites, jornais e revista no Brasil, Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Alemanha. Idealizadora do Bloguesia, um blog sobre moda, beleza e estilo de vida que conta com mais de 4 milhões de visualizações pelo mundo. Formada em Visagismo pelo Philip Hallawell também é advogada, pós-graduada em Direito Ambiental e empreendedora. Natural de João Pessoa, morou em Miami e Nova Iorque o que a fez ampliar os seus projetos pessoais e profissionais. É associada à Brazilian International Press Association, sendo oficialmente registrada como imprensa brasileira no exterior na categoria bloguista profissional. Para saber mais basta visitar o www.bloguesia.com e ficar por dentro de tudo! Contato: info@bloguesia.com