Histórico

Advogado Richard Lind responde às dúvidas sobre imigração

O advogado Richard Lind, com cerca de 30 anos de experiência na área de imigração, vai procurar responder a todas as perguntas, na medida do possível.

Algumas questões, com as respectivas respostas.

Mudança de visto

Mudei meu status de B-2 para F-1 aqui nos EUA. Então, não tenho o carimbo do F-1 no meu passaporte, e quero ir ao Brasil nas férias de verão. Sei que tenho de ir ao consulado americano no Brasil para estampar meu visto F-1, mas não sei como fazer isto. Como funciona o agendamento neste caso? Tentei agendar pelas agências de turismo, mas eles não sabem me informar quais documentos preciso. Você sabe o que tenho de fazer?
Para obter o carimbo de seu visto F-1 do Consulado dos EUA no Brasil, você precisa ter a cooperação da escola que é sua patrocinadora. Normalmente, a escola emitirá um formulário I-20 que explica o período em que você deverá permanecer nos Estados Unidos para completar sua educação na escola e o total dos pagamentos para sua educação. Você tem de completar o formulário da solicitação DS-160 que pode ser encontrado online em https://ceac.state.gov/genniv/ .
Após completar esta solicitação, é preciso submetê-la ao Departamento de Estado dos EUA. Depois disto, pode marcar sua ida ao Consulado dos EUA no Brasil, seguindo as instruções para solicitações de vistos F-1 disponíveis no website do Consulado dos EUA: http://brazil.usembassy.gov/nonimmigrant-visas.html.
Quando for para sua entrevista de visto, deve estar preparada para comprovar com documentação que você realmente frequentou a escola depois de ter mudado seu status nos EUA para estudante F-1.
Você também tem de documentar muito bem sua capacidade de pagar por sua educação futura e pagamento de despesas para viver aqui após seu retorno aos EUA com o visto F-1. E, mais importante de tudo, deve convencer o Consulado dos EUA de que sua intenção é a de visitar os EUA apenas durante o período reservado para completar sua educação e depois retomar sua vida no Brasil.

Aguardando visto no Brasil
Entrei ilegalmente nos EUA em 2003, me casei com uma cidadã americana em 2005 e tenho duas filhas: uma de quatro anos de idade e outra de 10 meses de idade. Minha esposa solicitou o I-130  quando casamos. Eu nunca fui preso mas, cansado de esperar peas mudanças de lei que nunca acontecem, decidi voluntariamente ir para o Brasil em 2012. Não me concederam o visto de turista por causa da solicitação do I-130 que já havia sido feita a meu favor. O que posso fazer agora para conseguir voltar para os EUA legal e mais rápido? Eu também tenho um irmão que já é cidadão americano.
Se você entrou nos EUA sem ter sido inspecionado pelas autoridades americanas dos EUA, então você não será capaz de ajustar seu status dentro dos EUA através de sua esposa americana. Ainda, ao deixar os EUA depois de ter estado aqui com um status ilegal por mais de um ano evitará seu retorno para os EUA por pelo menos 10 anos. Entretanto, se você puder convencer o governo dos EUA de que sua esposa e suas filhas estão sofrendo muito com a situação, então há uma possibilidade de que o governo dos EUA faça uma exceção ou seja condescente diante das regras normais e permita que você entre novamente nos EUA antes do prazo previsto. O ideal é que o perdão que você está pedindo seja feito em conjunção com o processamento de sua solicitação de residência no consulado dos EUA, com base na petição I-130 aprovada preenchida por sua esposa.

Novo visto para os EUA?
Tenho uma dúvida quanto ao visto. Morei nos EUA de 2006 a 2012, mas apenas nos dois primeiros anos com visto válido. Agora estou indo para o Canadá para estudar durante um mês e queria fazer escala nos EUA, mas para isso precisaria de um novo visto. Quais as chances de consegui-lo?
Suas chances de conseguir um novo visto são bastante pequenas. De acordo com as atuais leis de imigração, sua saída dos EUA depois de mais de um ano fora do status de permanência nos Estados Unidos impedem você de entrar nos EUA novamente por pelo menos 10 anos.

Passaporte brasileiro para os EUA

Moro e estudo nos Estados Unidos há dois anos e pretendo visitar o Brasil em maio, mas meu passaporte vence no final de março. Posso ir para o Brasil com o passaporte vencido e retirar um novo lá para voltar para os EUA em junho? Ou preciso tirar um novo passaporte aqui para ir para o Brasil?
A resposta à sua pergunta é um assunto referente à lei brasileira. Sugiro que você entre em contato com o consulado brasileiro em Miami para obter a informação correta. O que posso garantir é que você não pode solicitar um visto americano nem entrar nos Estados Unidos com um passaporte expirado. Em ambos os casos, as autoridades americanas normalmente exigem que seu passaporte esteja válido por pelo menos seis meses além da data de validade de seu mais atual visto americano.

Ajuste de status no Brasil?

Estou nos Estados Unidos ilegalmente, meu filho nasceu aqui e tem 19 anos. Sei que poderei legalizar-me por seu intermédio quando ele completar 21 anos. Gostaria de saber se poderia retornar ao Brasil agora e legalizar-me lá quando ele completar 21 anos.
Seu filho será elegível para solicitar um ajuste de status para você tornar-se uma residente com permanência legal se ele for um cidadão americano e quando tiver 21 anos de idade. Entretanto, você não poderá processar sua residência americana permanente no Brasil e retornar para os EUA por no mínimo 10 anos a partir desta data se você deixar os Estados Unidos, caso você tenha permanecido ilegalmente nos EUA por pelo menos um ano. A única maneira para evitar a aplicação desta regra é solicitar um perdão para o período de 10 anos com base em algum ônus extremo que sua ausência dos EUA pode criar para um parente de cidadão americano.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo