Histórico

Advogado tira dúvida dos leitores sobre imigração – Edição 562

Clique aqui para enviar sua dúvida de imigração, ela será respondida na medida do possível


Ludo Gardini, advogado com escritório em Pompano Beach (FL), telefone (855)337-8440.

Moro nos EUA.  Meu marido teve o visto cancelado, ele passava quatro meses aqui e um no Brasil, de seis em seis meses ele ia para o Brasil para não ter a I94 vencida. Ele tentou pedir o perdão do cônsul no consulado americano em Recife,  mas foi negado, eles alegaram que ele não tinha motivos suficientes para voltar ao Brasil, já que eu e os filhos dele estamos vivendo aqui. Ele tem irmã cidadã e mãe residentes.  Ele tem chances de voltar aos EUA antes dos 5 anos se contratarmos um advogado?
Gardini –
Não tenho fatos suficientes para te responder com certeza. Existe um perdão para quem precisa vir com visto de não imigrante. Mas dada a situação do seu marido, acho que as chances dele conseguir um perdão não são as melhores. Mas se você não tentar a resposta não muda, o NÃO você já tem, cabe a seu marido querer tentar.

Morei 12 anos nos EUA e retornei ao Brasil em 2007, sou imigrante legal com green card desde 1995, minha esposa tem nacionalidade americana, estou pensando em voltar a morar nos EUA e me naturalizar americano. Quero também  voltar a recolher impostos e me aposentar por aí, a minha dúvida é se a imigração vai tomar o meu green card só porque estou há 8 anos no Brasil.
Gardini –
Certamente existe uma grande possibilidade da imigração querer tomar seu green card, eu diria que 95% de chance. Pois o green card significa residência permanente nos EUA, quando você mudou para o Brasil por 8 anos você desistiu da sua residência permanente, o que caracteriza pela falta de vínculos como falta da declaração de imposto. Existem duas possibilidades para você. Você pode tentar reentrar com o seu green card caso ele esteja válido e ver o que acontece, ou tentar o visto de turista. Em caso eles queiram tomar o seu green card como sua esposa é cidadã americana ela poderia reaplicar para o seu green card. Você não qualifica para fazer a cidadania, pois você não passou tempo o suficiente dentro dos EUA para qualificar, e na verdade não se sabe ainda se você vai conseguir manter o green card.

Trabalho em uma instituição religiosa, estou aqui há 12 anos ilegal. Gostaria de saber se posso aplicar para a lei i360 como um trabalhador relegioso?
Gardini –
Dependendo da jurisdição, lugar onde você mora, existe a possibilidade de você qualificar para o 245(i) que é da época da lei do presidente Clinton. Se você não qualificar para o 245(i) não tem jeito. Como a lei do 245(i) encerrou em 2001, 14 anos atrás, eu acredito que o visto religioso para você não será possível, pois você não qualifica para o 245(i)

Morei nos EUA por oito anos e entrei ilegal, tive casa e empresa aberta na Flórida tive problema com carteira e tive que comparecer na Corte e pedi deportação voluntária. Será que tenho chances de conseguir visto algum dia? Já tem oito anos que estou no Brasil.
Gardini –
Por lei você tem o direito de aplicar para o visto depois de 10 anos de sua saída. Isto não quer dizer que você vai receber, pois visto não é um direito é um privilégio e o governo americano dá para quem acha que merece. Mas de novo, a resposta NÃO você já tem, você só vai saber mesmo se tentar daqui 2 anos.

Boa tarde, meu irmão tem cidadania americana, e deu entrada pra mim para greencard no ano de 2012. Já recebemos a carta da notificação com o número do processo e data prioridade. Hoje lá no site da USCIS, mostra o tempo do processo em 5 meses. O que isso significa?
Gardini –
Isso significa que para aprovar a  petição de irmão para irmão eles levam 5 meses. Depois de aprovada esta petição, data de prioridade, a espera é de em torno de 13 anos. Ou seja como seu irmão aplicou em 2012, potencialmente você poderia receber o green card em 2025. Para você acompanhar as datas veja a sua preferência que é a 4ª. No seguinte site. http://travel.state.gov/content/visas/english/law-and-policy/bulletin.html

Estive ilegalmente nos EUA há cinco anos junto com meu companheiro de união estável e lá tivemos dois filhos. Minha mãe é casada com americano e deu entrada nos papeis para mim.  Ela está prestes a tirar a cidadania, depois que ela fizer cidadania meu processo pode acelerar? E enquanto estou esperando posso tentar o visto?
Gardini –
Para saber se o processo acelera você deve olhar o seguinte site. http://travel.state.gov/content/visas/english/law-and-policy/bulletin.html você como é filha solteira de residente é uma preferência 2B que estão chamando as pessoas de 2008, quando sua mãe fizer a cidadania você se torna preferência 1ª. Que estão chamando pessoas de 2007, ou seja o seu processo vai atrasar um ano quando sua mãe fizer a cidadania.  Se já faz mais do que 10 anos que você retornou o visto você poderia tentar de novo, não quer dizer que você vai receber. Caso faça menos de 10 anos que você tenha retornado ao Brasil, por lei você não deveria receber o visto.


Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo