Dúvidas dos Leitores Histórico Imigração

Pergunte ao Advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Ludo Gardini, advogado com escritório em Pompano Beach (FL), telefone (855)337-8440.

P – Morei nos Estados Unidos por 10 anos, de 2000 a 2010. Eu e minha esposa tivemos um filho americano, hoje com 10 anos. No começo de 2014 tentamos entrar ilegalmente pelo México, mas fomos presos e deportados. Pegamos cinco anos de castigo e estamos querendo voltar antes do prazo. Teria como entrar com um processo aí no Estados Unidos com o pedido de perdão? Ou melhor seria espera passar os cinco anos?

Gardini – Não existe pedido de perdão no seu caso. A única solução  seria esperar o castigo de 10 anos da sua estadia ilegal nos Estados Unidos, mais cinco anos devido à sua deportação.  Você poderá tentar um visto novamente em 2020 e provavelmente será negado. Na minha opinião, a sua melhor opção seria tentar um visto de trabalho, caso isso seja uma possibilidade, ou esperar o seu filho completar 21 anos para que ele possa fazer o pedido de green card para vocês.

P – Caso consiga um sponsor me oferecendo trabalho nos EUA, qual o procedimento que terei que fazer para conseguir o greencard? É demorado o processo?

Gardini – Existem vários processos de aplicação de green card por trabalho, alguns dão direito ao green card outros não. Os processos são relativamente rápidos e não devem levar mais do que um  ano se forem bem documentados. Caso você tenha um passaporte europeu, você teria a possibilidade de se qualificar. Alguns tipos de vistos mais comuns de trabalho são L1-A, EB-3, H1-B, E-2, E-1.

P – Boa tarde, me casei com um americano e não tivemos lua de mel porque meu período de seis mesea já havia passado e nós ficamos com medo de viajar. Todavia, meu marido já deu entrada no meu ajuste de status, e há um mês atrás fui chamada para colherem minhas digitais. Nossa dúvida é: será que podemos viajar a Las Vegas? Nossa viagem é aqui dentro dos Estados Unidos mesmo, mas o único documento que tenho para apresentar é meu passaporte ou minha carteira de motorista ou identidade do Brasil. Teria que levar algum documento comprovando que já demos entrada nos papeis?

Gardini – Você pode viajar tranquilamente dentro dos EUA para qualquer lugar. Não precisa e documentação da imigração, mas é sempre bom ter em mãos algum tipo de recibo. Tenha sempre seu passaporte válido em mãos.

P – Sou cidadã americana desde 2009 e meu passaporte americano vence em 2019. Tem ainda quatro anos para vencer, mas tem a possibilidade de renovar meu passaporte americano pela internet, uma vez que estou morando no Brasil? Existe esta possibilidade?

Gardini – Você deverá fazer a renovação do seu passaporte junto ao consulado americano que tenha jurisdição sobre o lugar onde você mora no Brasil.

P – Tenho visto B1/B2. Na primeira vez que vim para os EUA em novembro de 2013 apliquei para trocar o status para estudante (minha esposa estudou e eu fiquei como dependente). Ela estudou e ao final do curso e saímos dos EUA.  Voltamos como turistas e vamos sair dentro da permanência. Também tenho cidadania espanhola. Há alguma possibilidade de conseguir visto de trabalho com a cidadania espanhola ou até mesmo com a brasileira?

Gardini – Sim há possibilidades de obter visto de trabalho com as duas cidadanias. Com a cidadania espanhola existem duas formas para se obter um visto de trabalho, através dos vistos E-1 ou E-2. Então você pode obter por qualquer um dos vistos através das petições EB-2, EB-3, EB-5 (investimento), L1-A (transferência de diretor) ou até mesmo H1-B, cada visto tem a sua peculiaridade e processo diferente de se fazer.

Isenção de responsabilidade: As informações contidas nestas respostas são fornecidas apenas para fins informativos e não devem ser interpretadas como aconselhamento jurídico sobre qualquer assunto, nem devem ser vistas como uma relação entre cliente e advogado de qualquer tipo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo