Alívio para mais de um milhão de proprietários de imóveis

0
764

Governo dos EUA anuncia congelamento das taxas variáveis de financiamento por cinco anos

Uma luz no fim do túnel para mais de um milhão de proprietários de imóveis que estão sofrendo para honrar seus pagamentos do mortgage. O governo norte-americano anunciou um plano de emergência que prevê o congelamento das taxas variáveis dos financiamentos (no inglês, ARMs) por cinco anos. “As medidas representam alívio rápido a um maior número de proprietários”, disse o presidente George W. Bush. O plano foi alinhavado pelo secretário do Tesouro norte-americano, Henry Paulson, e representantes do setor imobiliário.
Vale lembrar que o congelamento não é extensivo a todos os mutuários: apenas aqueles que não estiverem há 30 dias em atraso na época da modificação do contrato e jamais atrasaram o pagamento por mais de 60 dias nos últimos 12 meses podem se beneficiar das medidas. Segundo especialistas, dos mais de dois milhões dos empréstimos subprime (de segunda categoria), apenas 240 mil serão atingidos pelo congelamento. “O plano é bom na teoria. Na prática, ainda está aquém das necessidades do mercado”, disse Mark Zandi, economista do Economy.com, da Moody’s, reclamando dos muitos obstáculos das medidas, entre eles as obrigações contratuais e as dificuldades logísticas.
O brasileiro Darwin Cruz, broker da Trademax Realty, concorda. “O pacote falha porque não prevê ajuda àqueles que já estão em situação desesperadora, ou seja, inadimplentes em atraso há mais de um mês”, disse. Ele, porém, admite que as medidas representam um primeiro passo do governo em tentar resolver o problema. “A iniciativa mostra que a administração Bush está ciente de que o alto número de foreclosures pode afetar intensamente a economia”, diz Darwin, com esperança de que outras normas venham em breve.
Darwin acredita que a situação do mercado imobiliário nos Estados Unidos vai se regularizar em breve. Para ele, a crise vai passar no momento em que o governo atacar, de forma agressiva, as taxas imobiliárias. “Os impostos de propriedade e seguros ainda estão muito altos e a solução passa por encontrar uma forma de mudar esse panorama”, afirma o corretor.
Para mais informações sobre o plano de congelamento do governo norte-americano os interessados devem ligar para o telefone 1-888-995-HOPE (4673). O atendimento é em inglês.