Brasil

Anvisa suspende venda e uso de todos os produtos da marca brasileira Fugini

Conhecida pela produção de molhos e conservas vegetais, a Fugini tem produtos distribuídos em todo o Brasil e pode ser encontrada em mercados importadores de produtos brasileiros nos Estados Unidos

Produtos da marca Fugini são distribuídos em todo o Brasil e encontrados em mercados brasileiros nos EUA. Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que todos os produtos da marca brasileira Fugini, produzidos na unidade fabril de Montes Claros (SP), estão suspensos para fabricação, comercialização, distribuição e uso. A medida foi divulgada na quarta-feira (29), após serem identificadas falhas graves no controle de qualidade e segurança das matérias-primas e produtos finais. Conhecida pela produção de molhos e conservas vegetais, a Fugini produz mais de 400 milhões de sachês de molho de tomate por ano. Os produtos da marca são distribuídos em todo o Brasil e podem ser encontrados em mercados importadores de produtos brasileiros nos Estados Unidos.

“Na ação, foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade”, informaram as autoridades de vigilância sanitária. Uma resolução específica para lotes de maionese da marca foi publicada pela agência. Isso porque, durante a inspeção, foi constatado o uso de matéria-prima vencida na fabricação do produto. A medida determina o recolhimento de todos os lotes de maionese da marca, com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. A proibição vale também para os produtos a vencer em dezembro de 2023 com numeração iniciada por 354.  

Estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem os lotes da maionese citados não devem utilizá-los, e a recomendação é entrar em contato imediato com o SAC da empresa (0800 702 4337), que deverá realizar o recolhimento.

A suspensão ficará válida até que a empresa adeque aos parâmetros das boas práticas de fabricação, para garantir a qualidade sanitária destes produtos. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo