Histórico

Aprovada emenda que reduz para 200 mil o número de vistos temporários

Senado aprecia no momento emendas que propõem a prisão, sem direito à deportação, para imigrantes pegos entrando ilegalmente no país

Da redação
Senado aprovou por maioria -74 contra 24 votos-, às 14h55 de hoje, a emenda de autoria de Jeff Bingaman (D- New Mexico), que reduz de 400 mil para 200 mil o número de vistos para trabalhadores temporários concedidos, por ano. A alegação de Jeffé que a inserção de 400 mil trabalhadores, por ano, sobrecarregaria o mercado de trabalho. “Em três anos teremos 1,2 milhões de pessoas trabalhando no país e solicitando residência para suas famílias. E não há garantias de que após o fim do visto de trabalho essas pessoas deixem o país; não teremos força suficiente para garantir que eles voltem para seus países”, alegou o senador. (Acompanhe o debate sobre a reforma ao vivo)
No momento está sendo exposta mais uma emenda, que requer a prisão mandatória dos imigrantes detidos ao entra ilegalmente no país. Prevê que após a primeira prisão, com pena de 60 dias, o imigrante seja deportado. Em caso de re-entry (segunda entra ilegal), seja detido por tempo à ser definido pelo juiz -mas não maior que pena de 5 anos-, sendo obrigado a cumprir a pena no país sem o direito à deportação. A proposta é do senador Lindsey Graham (R – South Caroline). No momento Senador Edward Kennedy (D-Massachussets) fala da dificuldade em manter a emenda, já que é inviável um sistema penal que suporte tal volume de pessoas. Ele também pontua a sobrecarga fianceira que tal medida causaria. Cada presidiário custa, em média, 35 mil dólares por ano ao governo norte-americano.
Pela manhã o Senado também assistiu a vários discursos em defesa do projeto. Um dos legisladores a se pronunciar foi o senador Bob Menedez (D- New Jersey), que defendeu a manutenção do direito dos trabalhadores temporários em poder trazer toda a família para os EUA. “Temos que preservar os valores familiars que tanto pregamos nos EUA”, argumentou. Há no Senado um emenda que pretende limitar a entrada de familiares de trabalhadores temporários.

Leia na íntegra o texto da Reforma Imigratória

Matérias Relacionadas
Reforma pode agregar o plano Dream Act

Senado mantêm o Guest Worker Program

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo