Histórico

Aprovado, mas sem green card

Entenda como funciona o sistema de distribuição de green card para solicitantes de emprego

Por Richard Lind

A PERGUNTA:
“A empresa para qual trabalho foi minha patrocinadora para eu obter um green card através de uma certificação de trabalho. Minha certificação de trabalho foi aprovada e meu pedido de visto de imigrante I-140 como imigrante de 3ª preferência também foi aprovado. Meu problema é que neste momento não posso solicitar meu green card ainda porque há mais solicitantes de 3ª preferência esperando por seus green cards do que green cards disponíveis.
Na verdade, os amigos me disseram que terei de esperar muitos anos antes de poder finalmente completar meu processo de green card. Como o governo determina quando estarei pronto para receber meu green card?”

Marcos Alcântara, Miami FL

A resposta à sua pergunta envolve a aplicação de uma fórmula que o governo usa para distribuir aproximadamente 140,000 green cards baseados em emprego para pessoas patrocinadas por empregadores, como é o seu caso.

Antes que eu explique como esta fórmula funciona, você primeiro precisa entender o que significa seu status de 3ª preferência em relação a outros imigrantes que são membros desta mesma categoria de preferência.

Há cinco categorias de preferência criadas pelo governo a fim de processar os imigrantes patrocinados com base na categoria de empregos, como é o seu caso, para colocá-los no status de estrangeiro com residência permanente.

Cada imigrante baseado em emprego é classificado em uma destas categorias com base no emprego que o patrocinador esteja oferecendo e na sua formação educacional, suas capacidades profissionais e experiência que possuem para poder executar o emprego que está sendo oferecido.

Das cinco categorias de preferência com base em emprego existentes, a 1ª, a 2ª e a 3ª categorias de preferência cobrem a maioria dos imigrantes que está esperando por um green card. Na verdade, aproximadamente três quartos dos 120,000 de um total de 140,000 de green cards com base em emprego disponíveis por ano são reservados para as 1ª, a 2ª e 3ª categorias, com cada uma delas recebendo cerca de 40,000 green cards por ano.

Embora o número de green cards disponíveis para estas categorias possa ser o mesmo, o número de membros de cada categoria é diferente, e isto afeta o tempo que cada imigrante tem de esperar antes que possa receber seus green card. Por exemplo, neste momento, a quantidade de membros que se enquadram nas nas 1ª e 2ª categorias de preferências é relativamente pequeno em comparação ao número de green cards que o governo disponibilizou para eles.

Mais pedidos do que green card Por outro lado, há muitos mais membros na 3ª categoria de preferência, como é o seu caso, na qual a quantidade de pessoas esperando por um green card excede o número de green cards que podem ser emitidos.Você pode constatar por estes fatos que o anúncio divulgado pelo governo informa que todos os imigrantes da 1ª preferência são atualmente elegíveis para obter seus green cards e a grande maioria dos imigrantes da 2ª preferência também são capazes fazer o mesmo. Entretanto, muitos membros da 3ª categoria de preferência estão numa fila de espera que se estende por aproximadamente cinco anos.

Uma vez que o governo designou que você pertence a uma destas categorias de preferência, deve então determiner quão rápido você avançará na fila dos imigrantes que estão esperando por um green card dentro de sua categoria. Aqui é onde entra em ação a fórmula da qual falei anteriormente.

Isto nos remete de volta à fórmula que determina onde você está na fila dos membros em 3ª categoria de preferência que estão esperando por seus green cards.

A primeira parte da fórmula requere que o governo determine quantos green cards da cota anual do ano fiscal será distribuída por mês para cada categoria de preferência. Por exemplo: de um total de 40,000 green cards a ser alocados para a 3ª categoria de preferência, o governo pode decidir emitir aproximadamente 3,300 deles por mês.

A próxima parte da fórmula considera como os imigrantes dentro de cada categoria de preferência serão colocados na fila para receber os green cards que estão sendo distribuídos. O governo determina isto com base na data de prioridade de cada membro. Quanto mais cedo for a data de prioridade do membro, mais perto ele estará do início da fila.

A data de prioridade do membro é a data em que o membro teve uma solicitação de Certificação de Trabalho para Emprego de Estrangeiro preenchida para ele junto ao Departamento de Trabalho dos EUA ou a data em que a petição de imigrante I-140 do solicitante deu entrada no USCIS, seja lá qual for a mais antiga das duas datas. Por exemplo: se o pedido de Certificação de Trabalho para Emprego de Estrangeiro foi preenchido em 1º de janeiro de 2006 e a petição de imigrante I-140 deu entrada em 1º de março de 2007, então a data de prioridade do membro será 1º de janeiro de 2006.

Uma vez que o governo determinou quantos green cards estará distribuindo a cada mês pode-se então controlar mensalmente quantos membros desta categoria de preferência que estão esperando na fila poderão seguir adiante e solicitar seus green cards.

O governo controla o número de pessoas que avançam para solicitar em qualquer mês ao estabelecer uma data
de prioridade que será a data de corte para o mês.

Data de prioridade

Esta data de corte normalmente é a data de prioridade da primeira pessoa ou pessoas que estão na fila depois que a cota de green cards do mês anterior foi atendida. Se, no mês seguinte, o governo descobre que apenas 2,000 membros avançaram para solicitar um dos 3,000 green cards disponíveis no mês anterior, então o governo avançará a data de corte para incluir um número adicional pré-determinado de membros que sabidamente estão na fila de espera.

Aqui está outro exemplo que ajudará:

Para o mês de fevereiro de 2012, o governo determinou que há membros suficientes da 3ª categoria de preferência tendo uma data de prioridade de 22 de fevereiro de 2006 ou anterior para pegar todos os green cards previstos para serem emitidos em fevereiro. Este cálculo está mais provavelmente baseado no fato de que, no anterior mês de janeiro, a primeira pessoa da fila de espera, depois que todos os green cards foram pegos (excluindo-se os solicitantes da China, Índia, México e Filipinas que devem esperar por mais tempo), tinha uma data de prioridade anterior a 22 de fevereiro de 2006.

O governo agora vai esperar e ver quantas destas pessoas apresentam-se para pegar um green card. Digamos que o governo estima que no final de fevereiro haverá aproximadamente 1,000 green cards que não foram requisitados. Neste caso, o governo avançará a prioridade em março para uma data posterior (digamos, 28 de fevereiro de 2006, por exemplo) porque o governo sabe que o número de pessoas que estão na fila com datas de prioridade entre 22 de fevereiro e 28 de fevereiro será suficiente para requisitar estes green cards restantes, além da cota dos próximos meses. Levando o exemplo para outra direção, se toda a cota do mês de fevereiro é retirada e a próxima pessoa
da fila tem uma data de prioridade de 22 de fevereiro de 2006 (lembre-se, pode–se ter centenas de pessoas com a mesma data de prioridade), então o governo provavelmente manterá a mesma data de prioridade do mês anterior.

Então, agora você sabe que as datas de corte para a 3ª categoria de preferência avançam com bastante lentidão em relação à passagem do tempo porque há muitos membros da 3ª categoria de preferência com datas de prioridade similares esperando na fila.

A fim de acompanhar o movimento da data de corte da prioridade em sua categoria de preferência baseada em emprego, acesse travel.state.gov/visa/bulletin/bulletin_1360.html.

*Richard Lind é advogado de imigração

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo