Histórico

Arnaldo Jabor, homenageado do BRAFF Miami

Cineasta e comunicador polêmico, Jabor tem uma obra valiosa para o cinema nacional

Desde sua primeira edição, em 1997, o BRAFF Miami homenageia um profissional de destaque do setor audiovisual brasileiro. O grande homenageado do 15th Brazilian Film Festival of Miami é Arnaldo Jabor, produtor e diretor de cinema, escritor e jornalista carioca que iniciou sua carreira cinematográfica em 1964, fazendo curso no Itamaraty-Unesco. Ainda no mesmo ano, trabalhou nos documentários Maioria Absoluta, de Leon Hirszman, Integração Racial, de Paulo Cézar Saraceni, e como assistente de direção no filme Nave de São Bento, de Mário Carneiro. Neste mesmo período participou do movimento Cinema Novo ao lado dos cineastas Glauber Rocha, Cacá Diegues, Luiz Carlos Barreto, Nelson Pereira dos Santos, entre outros.

Sua filmografia inclui: O Circo (1965), seu primeiro curta-metragem; A Opinião Pública (1967), sua estreia na direção de um longa; e Pindorama (1970), que representou o Brasil no Festival de Cinema de Cannes de 1971. Adaptou dois textos de Nelson Rodrigues para o cinema: Toda Nudez Será Castigada (1973) e O Casamento (1975). Sucesso de público e crítica, Toda Nudez Será Castigada recebeu o Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim e representou o país em Cannes em 1973, além de ser premiado como melhor filme no 1º Festival de Cinema de Gramado, no mesmo ano, e pelo Instituto Nacional de Cinema, em 1974. O Casamento também realizou trajetória internacional, representando o Brasil no Festival de Cinema de Cannes e no Festival de Cinema de São Francisco, em 1976.

Com o longa Tudo Bem (1978), Jabor participou do Festival de Cinema de Berlim “Quinzena dos Realizadores” e recebeu o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Brasília. Em 1980, produziu uma das maiores bilheterias do cinema brasileiro: Eu Te Amo, com Sonia Braga e Paulo Cesar Pereio, atraindo 4 milhões de espectadores aos cinemas. O filme representou o Brasil no Festival de Cannes, na mostra “Un Certain Regard”, em 1981. Eu Sei Que Vou Te Amar, de 1984, não ficou atrás: levou 4,5 milhões de espectadores aos cinemas e rendeu a Fernanda Montenegro o Palma de Ouro de melhor atriz no Festival de Cinema de Cannes de 1986.

O 15th Brazilian Film Festival of Miami apresentará uma seleção de seus filmes na Miami Beach Cinematheque, além de seu mais recente trabalho no cinema, A Suprema Felicidade (2010), no encerramento. Baseado em experiências pessoais de infância, o longa mostra a história de uma família de classe média nos anos 50 e conta com Marco Nanini, Dan Stulbach e Mariana Lima, entre outros, no elenco.

MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS

Outros cinco títulos serão exibidos for a de competição, na Mostra de Documentários no Miami Beach Cinematheque. São eles: Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, também vencedor do 14º Brazilian Film Festival of Miami; Elza, de Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan; Memória Cubana, de Alice de Andrade e Iván Napoles; Uma Noite em 67, de Ricardo Calil e Renato Terra; e Cortina de Fumaça, de Rodrigo Mac Niven.

A premiação Lente de Cristal inclui 11 categorias para longa-metragem e seis categorias para curta-metragem.
Categoria longa-metragem: Melhor Filme; Direção; Ator; Atriz; Roteiro; Fotografia; Som Direto; Edição de Som; Montagem; Direção de Arte.
Categoria curta-metragem: Melhor Filme; Direção; Roteiro; Fotografia; Direção de Arte.

Lentes de Cristal oferecidas pelo júri popular: Melhor curta-metragem e melhor longa-metragem.

Promovido pela Inffinito, o 15th Brazilian Film Festival of Miami é patrocinado pela Petrobras e pela Redecard. Tem apoio governamental da Ancine, do Consulado Geral do Brasil em Miami, Miami Dade County, Miami Beach VCA e da prefeitura da City of Miami Beach. O evento conta com apoio de: Gemini, Fastway Moving E Piola. A companhia aérea oficial é American Airlines e o Hotel Oficial é o Shore Club.

Promoção da MPB FM, Contigo, Revista Beta e AcheiUSA Newspaper.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo