Histórico

Artistas apoiam reforma

Entre as figuras de destaque que assinaram a carta estão famosos como o ator, diretor e produtor Robert Redford, os atores Sarah Silverman, Rosario Dawson, John Leguizamo, o músico Zach de la Rosa, Russell Banks, Abigail E. Disney, Yo-Yo Ma, REM, The Roots e Ozomatli, entre outros.

Os signatários pedem o fim das detenções e deportações, fim da separação das famílias, aceleração dos processos de vistos, concessão de direitos básicos aos trabalhadores e um caminho claro para a cidadania. ““Os imigrantes são americanos. São nossas mães e pais, nossos irmãos e irmãs, nossos parceiros, nossos filhos, os avós, os companheiros de trabalho, vizinhos e amigos”, destacaram.

“Como membros da comunidade criativa, temos o compromisso de ver e mostrar a humanidade da história da imigração”, manifestaram-se aqueles que se definiram como artistas de alto nível.

“Através da música, do teatro, da arte, da literatura, do cinema, da televisão, da dança e outros gêneros, imigrantes e refugiados artistas visuais definiram e redefiniram nossa cultura americana e a história. Eles ajudam a renovar nossa história nacional”, destacaram.

“No entanto, a política de imigração neste país se tornou incoerente e desumana. Nos últimos anos mais de um milhão de deportações dividiram famílias americanas, geralmente separando pais das crianças”.

“Alguns imigrantes esperaram quase um quarto de século para reunir-se com membros da família. Com a política federal no chão, os estados têm aprovado leis imorais de constitucionalidade duvidosa no sentido de isolar e marginalizar os imigrantes”

Política justa

Uma política de imigração injusta é ruim para todos nós, pois erode o tecido social e mina nossos valores compartilhados de igualdade e empatia, sublinharam.

Por isto, artistas, músicos, escritores, cineastas, atores, produtores e intérpretes fizeram um apelo ao presidente Obama e ao Congresso para aprovar uma reforma de imigração justa e humana, igualitária e a reforma imigratória inclusiva.

“Audrey Hepburn, Igor Stravinsky, Claude McKay, Gertrude Stein, Bruce Lee e Celia Cruz são alguns dos muitos imigrantes que ajudaram a dar forma à nossa nação vibrante”, afirmou Jeff Chang.

Chang é diretor executivo do Instituto da Universidade de Stanford para a Diversidade das Artes e membro fundador do Grupo de Cultura e do CultureStrike. “Todos somos mais fortes quando celebramos nossa diversidade e damos boas-vindas àqueles que buscam o sonho americano da inclusão e da oportunidade”, concluiu.

“Quase todo americano pode rastrear suas raízes familiares com os imigrantes”, acrescentou o artista plástico Shepard Fairey.

“A criação de um processo de imigração justo e humano é um imperativo moral e cultural que assegura o futuro de uma nação vibrante. A reforma imigratória deverá refletir nossa crença compartilhada na igualdade e na inclusão”, finalizaram os signatários.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo