Histórico

Artur Moreira

Mineiro Artur Moreira alcança sucesso com móveis funcionais e artísticos

A trajetória do mineiro Artur Moreira nos Estados Unidos é mais uma daquelas histórias de sucesso de imigrantes na América, só que com um toque de arte. Nascido em Nova Era, na região das minas, entre Ouro Preto e Belo Horizonte, o adolescente saiu de casa em busca de melhores condições de vida. A primeira parada foi na Inglaterra, onde morou três anos, antes de aterrissar em Nova York, aos 21 anos de idade. O início de atividades pesadas na área de construção civil ficou para trás e hoje, dez anos depois de sua chegada à Big Apple, ele é um artista reconhecido pelo público e crítica especializada, graças aos modernos móveis funcionais que produz, na verdade, obras de arte criativas e ousadas.

“Procuro dar uma função à forma, ou seja, minhas peças não são simplesmente uma escultura para enfeitar o ambiente, mas sempre têm alguma utilidade a mais”, define Artur, cujas obras chegam a custar 15 mil dólares. Dentro desse conceito, ele produz relógios, gabinetes, adegas e prateleiras de livros com design arrojado, que lembram as formas de Salvador Dali. O pintor catalão e seus traços surrealistas, aliás, são uma forte influência na carreira do artista brasileiro, que também admira o trabalho do arquiteto e conterrâneo Oscar Niemeyer.

A grande virada
A grande virada na carreira de Artur aconteceu este ano, com a participação na ArtExpo New York, uma das mais importantes mostras do mundo, que reúne artistas consagrados de dezenas de países. O convite ao brasileiro surgiu depois que a curadoria da exposição conheceu o trabalho produzido no estúdio em Newark e exibido numa loja em Manhattan. “Os organizadores acreditaram que eu estaria qualificado para exibir as minhas peças na ArtExpo especialmente pela originalidade”, confirma Artur, que usa madeiras exóticas e nobres, como o mogno e rosewood .

Outros convites
A partir daí, outros convites surgiram: ele estará ainda em junho no tradicional festival Food & Wine, em Aspen, mostrando suas obras para um público seleto de milionários que passam as férias de verão naquele point do estado de Colorado. Depois disso, vem uma feira em Las Vegas, uma exposição em Chicago e finalmente um evento em Montreal. Aos poucos ele vai escrevendo seu nome com destaque num mercado disputado e difícil de ser alcançado, especialmente por estrangeiros.
“Tenho orgulho de ter obtido sucesso com meu trabalho na América, pois sei que não é fácil um brasileiro vencer através da arte neste país, tendo como clientes os próprios americanos. Este, no entanto, sempre foi o meu sonho e meu objetivo de vida”, destaca o mineiro, que não esconde que seu próximo passo é abrir uma loja em São Paulo, onde o seu tipo de arte certamente terá muita aceitação.

Acervo de celebridades
Ao todo Artur já produziu 21 modelos diferentes de seus móveis funcionais e alguns deles fazem parte do acervo de celebridades, como o ex-governador de New Jersey, Jim McGreevey, e o jogador de basquete da NBA Richard Jefferson. Algumas delas podem ser vistas no site do artista (www.arturmoreira.com), como a prateleira de livros feita a partir do símbolo do time de beisebol do New York Yankes ou mesmo o gaveteiro produzido no formato do corpo de uma ex-namorada. No entanto, é a adega para 45 garrafas de vinho que mais encanta o público e peças como aquela já podem ser encontradas em bares e restaurantes famosos da região.

Paciência para criação
A produção das obras é complicada e pode durar até três meses. “Trata-se de um processo elaborado, que requer paciência e atenção, especialmente para entortar a madeira”, descreve Artur, que está em busca de patrocínios para custear o transporte de suas peças durante as diversas mostras das quais pretende participar. Até lá, ele continuará se dedicando ao batente mais de 10 horas de seu dia. “Vida de imigrante na América é assim, o trabalho duro não acaba nunca”, finaliza o artista.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo