Manchete Mundo

Ataque a mesquita deixa pelo menos 235 mortos no Egito

Atentado é considerado o mais mortal nos últimos anos na região em que as forças de segurança egípcias combatem grupos insurgentes, como o Estado Islâmico

Mais de 230 pessoas foram mortas
Mais de 230 pessoas foram mortas

Um ataque contra uma mesquita no Egito deixou pelo menos 235 mortos, nesta sexta-feira (24), segundo a agência oficial de notícias “Mena”. O atentado é considerado o mais mortal nos últimos anos na região em que as forças de segurança egípcias combatem grupos insurgentes, como o Estado Islâmico. As informações são do Portal Uol.

Os terroristas colocaram bombas ao redor da mesquita e as detonaram na saída dos fiéis da oração de sexta-feira, o dia sagrado para os muçulmanos, segundo a “Mena”, que acrescentou que as pessoas que conseguiram escapar foram baleadas pelos terroristas. Pelo menos 130 pessoas ficaram feridas no ataque.

Autoridades disseram que os terroristas estavam em quatro carros quando dispararam contra os fiéis.

Até o momento, nenhum grupo terrorista reivindicou o ataque.

O presidente do Egito, Abdul Fattah al-Sisi, se reunirá com autoridades para debater o incidente, de acordo com a emissora Extra News TV.

Mais de 50 ambulâncias seguiram para o local após o ataque. Testemunhas disseram à agência de notícias Reuters, que os terroristas também atiraram contra as ambulâncias que vieram em socorro às vítimas.

As testemunhas disseram ao jornal oficial egípcio “Al Ahram” que a mesquita Al Rauda, situada na cidade homônima, na cidade de Bear al Abd, a oeste de Al Arish – capital do Norte do Sinai – pertence à comunidade sufista.

Extremistas, como os membros do Estado Islâmico, veem os sufis como apóstatas por reverenciarem santos e santuários — algo equivalente à idolatria para os islâmicos.

O Ministério de Saúde aumentou o alerta do serviço de ambulâncias e de todos os hospitais da província, segundo a “Mena”.  presidência decretou três dias de luto nacional.

O presidente Dolnald Trump escreveu: “o mundo não pode tolerar o terrorismo, devemos derrotá-los militarmente e desacreditar a ideologia extremista que forma as bases de sua existência”.

Brasil condena atentado

Em nota divulgada nesta sexta-feira (24), o governo brasileiro condenou o atentado e afirmou não ter registros de vítimas brasileiras. Leia a nota abaixo:

O governo brasileiro tomou conhecimento, com grande consternação, do ataque terrorista, ocorrido hoje, contra mesquita em Al-Arish, na província do Sinai, no Egito, que deixou centenas de mortos e feridos.

Ao expressar suas condolências às famílias das vítimas, seus votos de plena recuperação aos feridos e sua solidariedade ao povo e ao governo do Egito, o Brasil reitera veementemente seu repúdio a todo e qualquer ato de terrorismo, independentemente de sua motivação.

Até o presente momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo