A comunidade imigrante continua sua luta pela reforma imigratória, uma nova iniciativa procura juntar 11 milhões de ‘e-mails’ para pressionar o Congresso
Um e-mail para cada indocumentado nos EUA. Onze milhões de e-mail no total. Um verdadeiro bombardeio digital para pressionar pela reforma imigratória.
Os ativistas deram a arrancada para um protesto peculiar a fim de pressionar os congressistas para que aprovem uma reforma imigratória que beneficie 11 milhões de indocumentados.
A iniciativa, chamada “11×11”, já começou e pretende chamar a atenção do Congresso dos Estados Unidos em nome dos 11 milhões de indocumentados que podem beneficiar-se do projeto de lei já aprovado no Senado em junho passado.
“11×11 é uma campanha digital que procura persuadir os 435 membros do Congresso dos EUA para que aprovem a reforma imigratória com caminho à cidadania para milhões de pessoas”, está escrito na webpage 11x11ahora.com, juntamente com uma ficha para ser enviada aos parlamentares.
A ideia é de Kilder Fuentes, ativista latino de Queens, que vislumbrou a “invasão” das caixas de e-mails dos congressistas para mostrar-lhes que os grupos pró-imigrantes podem exercer seus direitos.
A concepção é simples, mas contundente: conseguir o envio desta enorme quantidade de e-mails aos parlamentares, em especial aos republicanos que se opõem à reforma, para que mudem seu pensamento em relação ao tema.
A ideia de Kilder Fuentes, imigrante peruano que está vinculado ao Partido Democrata em NovaYork, foi muito bem recebida entre os democratas do condado de Queens, que elogiaram “seu serviço público e seu trabalho em nome dessas pessoas que não têm voz e não podem defender-se por eles mesmos”.
O ativismo de Fuentes não é novo. Há anos ele vem militando a favor dos imigrantes e em fevereiro de 2008 se converteu no primeiro peruano a ser eleito para um cargo de destaque dentro da estrutura do Partido Democrata, como vice-presidente da filial democrata na seção A do distrito 39 da Assembleia de Nova York no condado de Queens, conhecido como New Visions Democratic Organization.
“11×11 é um projeto direcionado para influenciar os 435 membros do Congresso. A campanha procura enviar 11 milhões de e-mails a favor de 11 milhões de indocumentados”, disse Fuentes.
O ativista explicou que a partir de dezembro estarão prontas duas webpage (uma em espanhol e outra em inglês) onde apenas basta preencher uma ficha com dados básicos como nome, endereço e e-mail. Depois, autoriza-se o envio do e-mail que solicita aos representantes federais que votem a favor do projeto aprovado pelo Senado em junho passado. “O preenchimento deste formulário demora menos de um minuto”, acrescentou Fuentes, que se entusiasma com a possibilidade de chegar aos 11 milhões de e-mails.
O “11×11″ começou na sexta-feira, 29 de novembro, e para que ninguém fique de fora, a campanha já conta com o apoio de instituições e voluntários que sairão às ruas armados de laptops e tablets para pedir ajuda às pessoas. Deste modo, paradas de ônibus, estações de metrô e trem, assim como também malls e supermercados se transformarão em pontos de coleta de assinaturas e e-mails pela reforma imigratória.
Fuentes explicou que a campanha será levada a locais chave como Ohio, Long Island, Texas e Denver, entre outros distritos, onde os congressistas estão em dúvida ou diretamente se declararam inimigos da reforma imigratória.