Ciência e Tecnologia

Avião espacial X-37B volta ao espaço neste domingo (17)

Informações do portal Space indicam que o X-37B partirá no domingo (17) do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, às 8:14 pm

Avião X-37B volta ao espaço em missão secreta. Foto: Adam Shanks / Força Espacial

A Força Espacial dos Estados Unidos (USSF) está programada para realizar, neste domingo (17), a sétima missão do veículo orbital X-37B, registrando um marco significativo ao decolar pela primeira vez a bordo do foguete Falcon Heavy da SpaceX, empresa liderada pelo bilionário Elon Musk. O comunicado da USSF não revela o local do lançamento, mas informações do portal Space indicam que o X-37B partirá do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, às 8:14 pm.

Envolto em mistério devido à falta de divulgação de detalhes, o X-37B tem como objetivo realizar diversos testes e experimentos durante esta missão. A USSF destaca que os testes abrangem a operação em novos regimes orbitais, experimentação de tecnologias para conscientização do domínio espacial e investigação dos efeitos da radiação nos materiais da NASA. Lançado pela primeira vez em abril de 2010, o veículo já acumulou impressionantes 3.774 dias no espaço, ultrapassando uma década de atividade.

As missões anteriores foram bem-sucedidas na experimentação de tecnologia do Laboratório de Pesquisa Naval, projetada para utilizar energia solar e transmitir energia para o solo. Além disso, testou os efeitos da exposição espacial de longa duração em materiais orgânicos para a NASA.

Dada a natureza ultrassecreta do X-37B, a comunidade internacional permanece atenta às futuras revelações sobre as realizações e descobertas desta missão orbital única.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo