Histórico

Bailarinos brasileiros do Rio fazem sucesso no Miami City Ballet

Renan Cerdeiro e Nathalia Arja fazem papéis de destaque na companhia de balé do sul da Flórida

Joselina Reis


Renan Cerdeiro e Nathalia Arja

Eles se conhecem desde que nasceram, estudaram balé junto nos Rio de Janeiro e agora estão sendo chamados como as duas novas estrelas ascendentes da companhia Miami City Ballet, uma das mais conhecidas e respeitadas nos Estados Unidos. A performance de Renan Cerdeiro e Nathalia Arja com coreografia de George Balanchine pode ser conferida na tradicional apresentação The Natucracker. O balé está em cartaz no Broward Center for the Performing Arts ( 201 S.W. Fifth Ave., Ft. Lauderdale) de 3 a 5 de janeiro.

Nathalia, de 21 anos, interpreta um dos papéis mais cobiçados da apresentação “Sugar Plum Fairy” enquanto Renan é o príncipe cavaleiro. A história dos dois bailarinos também parece um conto de fadas. As mães dos dois se conheciam e antes deles nasceram sonhavam em ver os dois dançando juntos.

Como Nathália é filha da conceituada ex-bailarina Alice Arja e cresceu dentro do estúdio de balé da mãe a escolha da carreira foi bem óbvia. “Em minha família praticamente todos cresceram envolvidos com dança, especialmente minha mãe por ter uma escola de balé e meu pai por ser diretor do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, então eu literalmente cresci ouvindo e vendo balé e vendo minha mãe ensaiando a companhia dela. Não tinha como negar que eu eventualmente faria parte do mundo da dança também”, brinca.

Com Renan foi um pouco diferente. Depois de ver a irmã dançando ele se apaixonou e aos cinco anos foi estudar dança na companhia de Alice Arja, onde finalmente o sonho das duas mães se tornou realidade. “Ele foi meu primeiro partner e até hoje dançamos juntos. É sempre mágico porque eu olho para ele e lembro de nós dois quando tínhamos 5 anos dançando nosso primeiro pas de deux. Nossa história é como um conto de fadas de irmãos, eu penso”, conta Nathália.

Os dois trabalham juntos no Miami City Ballet há quatro anos. “Inicialmente vim para Miami para aprofundar meus estudos com a escola da companhia. Depois de um ano e meio mais ou menos fui selecionado para dançar algumas coisas com eles e não demorou muito me ofereceram um contrato para trabalhar com o Miami City Ballet”, lembra Renan.

Nathália conta que o caminho do Rio de Janeiro a Miami começou quando os dois tinham 15 anos. A mãe dela enviou um DVD com várias performances dos dois para a escola de bailarinos do Miami City Ballet, e para surpresa de todos os dois foram selecionados para integrar as aulas. “Para a nossa felicidade nós dois passamos juntos e até hoje dançamos juntos. Para mim, sempre é uma emoção estar dançando com ele em uma grande companhia fora do Brasil e ainda mais em personagens principais. É algo inexplicável!”, conta emocionada a carioca.

Mas os contos de fadas na vida real não tem muita mágica. Renan e Nathália contam que o dia a dia de ensaios é muito cansativo. “Nós trabalhamos de 5 a 6 dias por semana. Temos aula todos os dias das 10am às 11:35am, ensaios até as 6:30pm, com horário de almoço das 2:30pm às 3:30pm”, contou o príncipe de The Nutcracker. “Meu ritmo de ensaio é bastante pesado chego no balé as 9:30am e saio às 7pm e às vezes ensaiamos sábados e domingos também. É bastante puxado”, comenta a “Sugar Plum Fairy”.

Depois de tanta dedicação e ter alcançado o sucesso tão jovem, os dois bailarinos brasileiros já sabem o que dizer para aqueles que querem seguir o mesmo caminho. “Não desistam nunca, por mais que a jornada seja difícil e dolorosa, a recompensa não tem preço que pague. E trabalhem duro para alcançar os sonhos tão desejados, há um lugar para todos”, aconselha Renan. “Um conselho que daria é o de persistir no seu foco. Impor uma meta em sua carreira e segui-la dando todos os dias seu melhor sempre com humildade e gratidão acima de tudo”, finaliza Nathalia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo