Histórico

Banco do Brasil entra nos EUA pela Flórida

Instituição adquiriu 100% do EuroBank, por seis milhões de dólares, e terá três agências na região

Dando prosseguimento ao seu processo de internacionalização, o Banco do Brasil finalmente chega aos Estados Unidos através da aquisição do EuroBank. A transação, no valor de seis milhões de dólares, vai permitir que a instituição brasileira atue no mercado de varejo americano. Com sede na Flórida, o EuroBank possui três agências – em Coral Gables, Pompano Beach e Boca Raton – com cerca de 1.300 correntistas e patrimônio líquido de 5,5 milhões de dólares.
A aquisição do EuroBank contribuirá para a expansão dos negócios do BB nos EUA e lhe permitirá atuar no mercado de varejo norte-americano, com foco no atendimento das comunidades brasileira e hispânica residentes naquele País, informou a instituição em um comunicado. No sul da Flórida, o gerente regional nos Estados Unidos, Leandro Martins, reuniu-se com jornalistas e membros da comunidade para esclarecer alguns pontos da transação.

A efetivação da compra está condicionada às aprovações dos acionistas do BB e dos órgãos reguladores no Brasil e nos Estados Unidos. O processo deve ser concluído dentro de quatro meses e o próximo passo para a instituição é preparar um plano de negócios para apresentar às autoridades americanas entra elas o Federal Reserve (Fed, o banco central do país) e o órgão regulador da Flórida.
Leandro disse que este ‘business plan’ vai traçar as metas para os próximos três anos. Nosso objetivo é conquistar novos correntistas, não apenas na colônia brasileira, mas também entre latinos e mesmo americanos, revelou o gerente do BB. Ele, porém, preferiu não falar em números, pois o tal plano só começou a ser alinhavado esta semana, depois do fechamento do negócio.

No entanto, levando-se em conta a presença do Banco do Brasil no Japão, onde a comunidade brasileira é composta de cerca de 300 mil pessoas e o BB mantém 130 mil contas, é de se esperar que a instituição nos Estados Unidos chegue perto dos 500 mil correntistas em pouco tempo. Queremos preservar os atuais clientes do EuroBank e conquistar muitos outros, ainda mais num mercado com boas perspectivas como a Flórida nesse primeiro momento, mas é prematura qualquer previsão, insistiu Leandro.

Ele também falou com entusiasmo da BB Money Transfers e acredita que não há um choque entre as duas frentes. São estratégias complementares. Há muitos brasileiros que não terão conta no banco, mas vão fazer suas remessas para o nosso país, explicou. O banco quer ainda abrir agências em outros pontos com forte presença brasileira, como New Jersey, Massachusetts, Connecticut e New York.
Até hoje, apesar de já estar estabelecido em Miami e New York, o BB se limitava às atividades de banco estrangeiro. Tão logo receba a autorização para operar no varejo, a instituição poderá oferecer aos seus clientes uma linha de produtos bancários, que incluem cartões de crédito, contas correntes e linhas de financiamento.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo