Histórico

Bank of America recupera mansão onde brasileiro ‘morava’ em Boca Raton

André Barbosa pode ter que responder na Justiça por ter morado sem pagar em um imóvel que não lhe pertence

O Bank of America, verdadeiro dono da mansão de $2,5 milhões em Boca Raton, ocupada desde dezembro pelo brasileiro André Barbosa, retomou o imóvel quinta-feira (7) com ajuda da polícia. O brasileiro de 23 anos não estava no local. A polícia disse à imprensa que não havia mandado de prisão contra Barbosa, mas que ele deve responder na justiça por ter “morado” no palacete sem pagar.

Durante cumprimento de despejo, a polícia encontrou apenas objetos pessoais, mas nada de anormal na estrutura da residência. Com ajuda de chaveiros, o Bank of America garantiu que todas as portas e janelas da mansão fossem lacradas.

Vizinhos e curiosos foram até o local no momento que a polícia e representantes do banco chegaram, por volta da uma da tarde, na tentativa de ver Barbosa. Desde que o assunto se tornou público, a figura do brasileiro tem sido alvo de muita curiosidade. Segundo os vizinhos, ele quase não saía de casa e quando o fazia usava a madrugada para evitar o contato com as pessoas.

Os vizinhos milionários estavam irritados com a presença dele e queriam sua saída imediatamente. Barbosa recebeu a intimação de ordem de despejo no dia 30 de janeiro e especulava-se que pudesse continuar “tomando conta” da casa por outras três ou seis semanas, tempo em que, normalmente, a justiça necessita para finalizar todas as etapas de despejo. Nesse caso, envolvendo um banco e uma mansão milionária, durou apenas nove dias.

Visita

Uma equipe de TV local esteve na mansão no início da semana e não constatou nenhuma depredação ou queixas dos vizinhos sobre barulhos. No entanto, a notoriedade de Barbosa quebrou a calmaria do bairro nobre. Aproveitando a presença das câmeras alguns foram bater à porta da mansão gritando “cai for a”. Outra moradora da mesma rua tinha contratado até um segurança particular para se sentir segura, mesmo nunca ter tido nenhum contato com André.

A equipe de jornalistas que entrou na mansão encontrou, naquele dia, duas mulheres com cabelos cobertos (como as mulçumanas) na cozinha. Elas falavam outra língua (não o português ou inglês) e ficaram muito incomodadas ao ver a câmera de TV.

A mansão de cinco quartos e piscina, avaliada em $2.5 milhões, estava abandonada por 18 meses. Em dezembro, na semana do Natal, os vizinhos notaram a movimentação na casa e desde então Andre Barbosa, que gosta de ser chamado de “Loki Boy”, o deus nórdico da malandragem, e chama sua casa de Templo de Kamisamar, tem vivido no local sem pagar aluguel.

Barbosa usou uma lei estadual “adverse possession”, parecida com a lei brasileira do usucapião, para mudar-se para a propriedade abandonada. Pelo texto, se o morador permanecer na propriedade por sete anos e pagar os impostos ele terá direito a reivindicar o título de posse. O imposto 2013 da mansão em Boca Raton (o IPTU no Brasil) está avaliado em $39 mil.

Este é o bem mais valioso a ser pego usando a “adverse possession” no condado de Palm Beach. A notoriedade do caso já preocupa o governo e pode levar o estado da Flórida a fazer algumas mudanças na legislação.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo