Scott Machado deve ser o sexto brasileiro na NBA na próxima temporada. Isto se Leandrinho assinar com algum time.
Segundo o Houston Chronicles, o contrato será de três anos. Scott, filho de gaúchos que imigraram para Nova York no final dos anos 1980, nasceu no bairro do Queens. Tem dupla nacionalidade, mas optou por jogar pelo Brasil. Tanto que já participou de seleções de base no ano passado.
O rapaz, que tem apenas 1,85m de altura e 22 anos, foi o líder de assistências no último campeonato universitário norte-americano. Teve média de 9,9 por partida. Como atuou pela Universidade de Iona, não foi recrutado no NBA Draft passado, pois muitos olheiros colocaram em dúvida, uma vez que Iona pertence a uma divisão frágil da NCAA.
Mas ele não se entregou. Arrumou as malas e desembarcou na Summer League de Las Vegas, onde usou o número 15 na camisa do Houston Rockets. No torneio, Scott teve médias de 8,0 pontos, 5,6 assistências e 25 minutos por jogo disputado. Em outras três summer leagues, ele teve aproveitamento de 42,3% de seus arremessos, bastante expressivo.
Eu sentia que a cada dia eu progredia e melhorava, disse Scott sobre o grande torneio de Las Vegas. Estava cada vez mais à vontade e mais acostumado com o estilo de jogo e o ritmo dos jogadores que estavam ao meu lado. Por causa disso, por ter brilhado na cidade do jogo, Scott fez crescer os olhos dos assistentes técnicos do Rockets em cima dele.
Scott resolveu está na NBA. Agora falta Leandrinho decidir para qual equipe vai jogar neste temporada.