Imigração Notícias

Biden admite que fronteira dos EUA com o México “vai ficar caótica por um tempo”

Title 42, medida que deporta sumariamente imigrantes devido à Covid-19, termina nesta quinta-feira (11) e governo já se prepara para uma “explosão de imigrantes”

Joe Biden admite caos na fronteira com fim da Title 42 (Foto Wikimedia Commons)

As restrições para a entrada de imigrantes pela fronteira criada durante a pandemia terminam nesta quinta-feira (11) e o governo Biden se prepara para uma “explosão” de estrangeiros no local. A Title 42, assim como todas as medidas que ainda estavam em vigor devido à pandemia, não será renovada.

O presidente Joe Biden admitiu, nesta terça-feira (9), que a situação “vai ficar caótica por um tempo”, em entrevista a repórteres. “Temos que ver o que vai acontecer, mas acredito que a situação vai ficar caótica por um tempo”, disse o presidente.

Para tentar minimizar a entrada descontrolada de imigrantes, o governo mandou para a fronteira dos EUA com o México 1.500 soldados e instalou alguns postos de imigração em países da América Latina.

A Title 42 permitia que os agentes deportassem imigrantes imediatamente alegando a pandemia da Covid-19. Os agentes temem que, com o fim das restrições nesta quinta, os imigrantes “pensem que vai ficar mais fácil entrar”. A expectativa é que mais de 10 mil estrangeiros tentem atravessar fronteira todos os dias.

O secretário do Homeland Security, Alejandro Mayorkas, negou que isso vá acontecer. “Deixa eu ser bem claro: nossa fronteira não vai estar aberta depois do dia 11 de maio”, reforçou.

Com o fim da Title 42, os imigrantes têm direito de solicitar asilo antes de serem deportados, o que pode dificultar que eles sejam mandados de volta na mesma hora.

“Nós sabemos que temos um processo robusto para lidar quando acabar a Title 42. Mais uma vez, estamos usando todos os recursos necessários e disponíveis, pois o Congresso se recusa a fazer seu trabalho quando o assunto é a fronteira”, alfinetou a assessora de imprensa da Casa Branca Karine Jean-Pierre nesta terça-feira.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo