Brasil Manchete

Bolsonaro volta a Brasília depois de três meses na Flórida

Aguardado no aeroporto por cerca de 350 apoiadores, Bolsonaro saiu por uma rota reservada e seguiu, em comboio escoltado, para um evento fechado com familiares e aliados na sede do Partido Liberal

O ex-presidente Jair Bolsonaro chega à sede do PL em Brasília. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília por volta das 6:40 da manhã desta quinta-feira (30), após passar três meses nos Estados Unidos. O ex-mandatário viajou para Orlando, na Flórida, no fim do ano passado, a dois dias de terminar o seu mandato. Bolsonaro dividiu a aeronave com passageiros de um voo comercial, diferente de quando viajou para o exterior em dezembro de 2022, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Ele era esperado na capital federal por cerca de 350 apoiadores que se reuniram no aeroporto, segundo informou o portal Poder360.

O ex-presidente desembarcou do avião em meio a aplausos e declarações que diziam “estamos com você”. Ao chegar, no entanto, Bolsonaro saiu por uma rota reservada e seguiu, em comboio escoltado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, para um evento fechado com familiares e aliados. Filho do ex-chefe do Executivo e deputado federal, Eduardo Bolsonaro foi o único que passou pelo local, tirou fotos e gravou vídeos com os apoiadores que reclamavam sobre a ausência do “mito”.

O ex-presidente chegou a informar aliados que gostaria de desfilar em carro aberto do aeroporto até sua casa, no Lago Sul, na chegada ao Brasil, mas a Secretaria de Segurança do Distrito Federal montou um esquema especial de policiamento e não permitiu a realização de desfile alegando que tal ação infringiria o código de trânsito.

Na sede do Partido Liberal, Bolsonaro foi recepcionado pelo presidente do partido e ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, ao lado de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o general Braga Netto e o deputado Hélio Negão (PL-RJ). Na agenda do ex-presidente estavam planejados um café da manhã inicial com sua família, na sala de despachos da ex-primeira-dama e presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, seguido de um encontro com aliados no salão do partido.

Em nota à imprensa, o PL informou que “não está previsto qualquer evento ou fala do ex-presidente” nesta quinta-feira. “Ele deverá receber cumprimentos de parlamentares do PL e de outras autoridades num espaço reservado dentro do Complexo Brasil 21, com acesso restrito. O encontro será fechado”, escreveu a assessoria do partido.

O PL afirmou também que Bolsonaro assumirá a função de presidente de honra do partido na semana que vem “e deverá despachar normalmente em seu escritório”.

DESPEDIDA DE ORLANDO

Antes de embarcar para o Brasil, Bolsonaro conversou e tirou fotos com apoiadores no saguão aeroporto, conforme vídeos publicados nas redes sociais. Ainda no aeroporto, ele concedeu entrevista à CNN Brasil, e comentou o caso das joias dadas de presente pelo governo saudita, dizendo que “nada foi escondido“. Ele afirmou também que fará oposição “responsável” ao presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e fez críticas ao atual governo: “É uma oposição por si só”.

Bolsonaro passou seus primeiros meses como ex-presidente hospedado na casa do lutador de UFC José Aldo em um condomínio em Kissimmee, a meia hora da Disney. Depois, o ex-mandatário se mudou para outro imóvel mais reservado na mesma região. Bolsonaro compartilhava sua rotina nas redes sociais, tirando fotos com apoiadores e comparecendo a eventos conservadores na Flórida. Ele chegou a se encontrar com o ex-presidente americano Donald Trump na CPAC (Conferência Anual de Ação Política Conservadora, em português), em Washington, que reuniu os principais nomes da extrema direita dos Estados Unidos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo