Histórico

Brasil cai para 70º no ranking de corrupção internacional

Relatório analisou o problema em 163 países

O Brasil ficou em 70º lugar no relatório Índice de Percepção de Corrupção 2006, divulgado nesta segunda-feira pelo grupo Transparência Internacional (TI). A instituição analisa o problema em 163 países e, de acordo com o resultado, constatou uma forte ligação entre corrupção e pobreza. Os mais mal colocados são Iraque e Mianmar, enquanto Finlândia e Islândia estão no topo da lista.
A escala é feita a partir da percepção sobre a corrupção pública e privada. Os países são classificados com notas de zero a dez, sendo que os que têm resultado menor que cinco apresentam “sérios” problemas de corrupção, como é o caso do Brasil. Já nas nações com notas inferiores a três, segundo a TI, a corrupção é “reinante”.
“A Corrupção mantém milhões de pessoas na pobreza”, afirmou o diretor da TI, Huguette Labelle. “Apesar de uma década de progresso para estabelecer leis e regulamentos anticorrupção, os resultados de hoje mostram que ainda há muito para ser feito”, reiterou.
A repercussão dos escândalos recentes, como o Mensalão, e as denúncias contra Waldomiro Diniz e contra a máfia dos Sanguessugas certamente contribuíram para a avaliação feita do Brasil.
Fonte: Agência Estado

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo