Histórico

Brasil está somente em 88º lugar no ranking de educação da Unesco

País, que tem Tiririca na Comissão de Educação e Cultura da Câmara, sofre com o êxodo escolar e a baixa qualidade do ensino

Um país cujo deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como palhaço Tiririca, integra a Comissão de Educação e Cultura da Câmara não poderia mesmo estar bem colocado num ranking que avalia o nível educacional de seu povo. O Brasil está apenas no 88º lugar – entre 127 nações – desta lista, segundo a Unesco, o braço da ONU para a cultura e educação. A posição coloca o Brasil atrás até mesmo de Equador e Bolívia, apenas para citar alguns vizinhos da América da Sul.

A classificação foi feita a partir de um índice criado para medir o desempenho dos países em relação a metas de qualidade para 2015 estabelecidas na Conferência Mundial de Educação de Dacar, em 2000. Isso inclui a busca pela qualidade do ensino, o combate às desigualdades de gênero na área e, principalmente, a oportunidade de acesso das crianças às salas de aula.

O ‘Relatório de Monitoramento Global’, nome do documento produzido pela Unesco, até destaca o programa de combate ao analfabetismo no Brasil e elogia os esforços e investimentos do governo federal em educação, mas ressalta que o fato de o país ainda ter 14 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever. Além disso, pesa contra o Brasil o fato de 600 mil crianças em idade escolar estarem fora das salas de aula. O êxodo é notado, principalmente, em estados do Norte e Nordeste, onde muitas vezes os menores trocam a escola por um emprego, para aumentar a renda familiar.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo