Histórico

Brasil investirá 400 bilhões para explorar campos de petróleo

Quantia será usada até 2018 e deve colocar o país como um dos grandes exportadores do produto

O Brasil investirá nos próximos 10 anos cerca de 400 bilhões de dólares para desenvolver seus novos campos de exploração em águas marinhas onde há entre 50 bilhões e 80 bilhões de barris de hidrocarbonetos. O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, explicou a uma comissão do congresso que será necessário modificar a lei para aumentar a participação do Estado nestas riquezas, que permitirão ao Brasil ser um importante exportador de petróleo.

Na audiência, Lima disse que o risco é “praticamente zero” para as empresas petrolíferas na exploração das novas jazidas localizadas nas camadas do pré-sal. A previsão é que haja um crescimento na arrecadação com os royalties e as participações especiais do Estado nestes desenvolvimentos, destacou.

Em 2007 esta participação do fisco em royalties foi de 7,5 bilhões de reais e as participações especiais deram outros 7,2 bilhões de reais. Para 2007 se estima que a soma dos dois tributos totalize R$ 20 bilhões. No Brasil hoje há 72 empresas produzindo petróleo, das quais 36 são brasileiras.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo