Histórico

Brasil pode ser beneficiado com redução das sanções contra o Irã

Da Redação com Globo – Assim que as grandes potências sinalizaram que vão diminuir as sanções contra o Irã, produtores brasileiros já começaram a comemorar. O país do Oriente Médio aceitou um acordo sobre seu programa nuclear, o que pode abrir as portas para o comércio das carnes brasileira e também a dos grãos e de itens industrializados.

“Esse acordo só irá ajudar nosso agronegócio, pois é um mercado estratégico. E essa diminuição da tensão com relação ao Irã não é somente assunto para o Brasil, é mundial”, declarou o superintendente federal do Ministério da Agricultura em São Paulo, Francisco Jardim.
As vendas brasileiras para o Irã chegaram a $2,332 bilhões em 2011, primeiro ano do governo Dilma. Em 2012, as exportações, que vinham ganhando impulso, recuaram para $2,183 bilhões. Neste ano, o comércio desabou.

As principais exportações brasileiras não são alvo direto das sanções impostas pelo Ocidente ao Irã. Mas elas acabaram sendo afetadas pelo asfixiamento a que a economia iraniana foi submetida, com restrições de seguro, crédito e acesso dos iranianos a recursos no exterior, além da dificuldade de contratar navios e contêineres para exportar para lá.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo