Histórico

Brasileiro acusado de ser ‘coiote’ na fronteira dos EUA com o Canadá

Renato de Almeida Soares tentou entrar ilegalmente na América com outros três conterrâneos pela região de Sumas (foto)

Está preso em um presídio federal em Seatle (estado de Washington) o brasileiro Renato de Almeida Soares, que há cerca de um mês foi detido tentando entrar ilegalmente pela fronteira entre os Estados Unidos e Canadá. Na polícia ele confirmou que há algum tempo está envolvido com o tráfico de pessoas (‘coiote’) na região de Sumas, no estado de Washington, na divisa entre os dois países. No dia 19 de março Renato tentava facilitar a entrada de outros três brasileiros.
De acordo com documentos da Corte, o grupo foi descoberto através de sensores instalados próximos ao Rio Sumas. A polícia da fronteira não teve problemas para interceptar os brasileiros, que confessaram o crime. Renato admitiu que atuava como ‘coiote’ para um canadense chamado Caio, como forma de pagamento de uma dívida, já que ele próprio entrou ilegalmente nos Estados Unidos. “O brasileiro contou que sempre atravessava a fronteira no mesmo local, perto de Sumas, e tinha abatidos 500 dólares de sua dívida a cada imigrante”, disse o agente Edward Moore.
Os indocumentados já foram mandados de volta ao Brasil e Renato aguarda o julgamento de seu caso – especialistas dizem que ele responderá por pelo menos três crimes federais e depois de cumprir a pena será deportado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo