Histórico

Brasileiros agitam turismo e comércio na baixa temporada da Flórida

Os brasileiros já ocupam o terceiro lugar entre os visitantes e são os que mais gastam

Os turistas brasileiros continuam a vir para a Flórida, beneficiados pela maior disponibilidade de voos, pela valorização do real e pela facilidade na obtenção de vistos, conforme reportagem publicada no Sun Sentinel, de terça-feria passada, assinada pela repórter Doreen Hemlock.

Nossos patrícios figuram como o terceiro maior grupo de viajantes internacionais para a Flórida, atrás apenas dos canadenses e dos britânicos. Mas os números e os valores gastos estão crescendo mais rapidamente do que os dos outros, disseram especialistas do setor de turismo.

No ano passado, quando o total de visitantes internacionais para a Flórida caiu 1 por cento no total, o número de brasileiros visitando o Estado subiu 29 por cento e o valor gasto saltou 36 por cento. Isto coloca o total gasto pelos brasileiros — que tendem a permanecer mais e a gastar mais — junto com os dos visitantes britânicos em US$785 milhões por ano, de acordo com o Visit Florida, a agência de marketing de viagens do Estado.

No primeiro trimestre deste ano, o número de brasileiros visitando a Flórida cresceu 55 por cento em comparação ao ano passado, chegando a 272.000 visitantes, ultrapassando todas as nações com exceção do Canadá, e a maioria dos voos tem Miami como destino.
O português com sotaque brasileiro é idioma corrente no Sawgrass Mills Mall em Sunrise, o ponto de compra favorito de nossos compatriotas. Tanto que o centro de compras já incluiu brasileiros em sua equipe de recepção.

É comum ver famílias de brasileiros passeando pelo shopping repletas de sacolas das lojas e comprando até mesmo malas complementares para poder carregar as mercadorias.

Obviamente, o turismo da Flórida se beneficia da vinda dos brasileiros, sobretudo no verão, época de baixa temporada para americanos, canadenses e europeus.

A nação é uma potência regional e vem passando quase ilesa à crise mundial, apresentando crescimento anual em torno de 7 por cento, o dobro da taxa americana. E o crescimento econômico deve continuar forte nos próximos anos em função o Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de Verão em 2016.

Outro fator que tem motivado a vinda dos brasileiros é a simplificação nos procedimentos para se obter os vistos dos turistas. Depois de 11 de setembro de 2001, os brasileiros tinham de solicitar vistos pessoalmente nos consulados americanos e depois retornar para entrevistas. As aprovações levavam em média 90 dias ou mais.

“Agora, eles estão emitindo vistos americanos como pães quentes lá”, disse Alfredo Gonzalez, vice-presidente do Greater Fort Lauderdale Convention and Visitors Bureau. “Os brasileiros podem fazer a papelada online e receber as aprovações em nove dias”, completou.

Some-se a isto, o aumento no número de voos. A TAM recentemente acrescentou voos de finais de semana, enquanto a American Airlines disponibilizará brevemente o voo Miami – Brasíilia. E as autoridades de Fort Lauderdale estão conversando com empresas aéreas de baixo custo do Brasil para começar um serviço para o condado de Broward.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo