Histórico

Brasileiros de Framingham são perseguidos por ‘irmãos antiimigrantes’

Dupla (foto) tem programa na televisão e costuma atribuir à comunidade os problemas de desemprego e corrupção

Eles são conhecidos como ‘irmãos antiimigrantes. Só que dessa vez, Jim e Joe Rizoli foram longe demais: no programa que exibem num canal a cabo em Framingham, em Massachusetts, os dois estão insuflando a população local contra os brasileiros, pois entendem que a comunidade é responsável pelo aumento do desemprego, da corrupção e do consumo de drogas na região. “Eles estão fazendo aqui o que Al Capone fez em Chicago, ou seja, trazendo corrupção, prostituição, drogas e tudo que há de ruim”, afirmou um dos irmãos.
A dupla tem incitado os moradores a denunciarem a presença de indocumentados na cidade. Esta, aliás, não foi a primeira vez que agiram assim. Há menos de um ano, os irmãos coletaram assinaturas entre os americanos pedindo a deportação imediata dos imigrantes brasileiros. Na mesma ocasião, também em Massachusetts, um outro apresentador de televisão, conhecido como Christopher ‘The Skunk’ (Gambá) Antal, que xingou os brasileiros e jogou a bandeira verde e amarela no chão, numa demonstração do que a comunidade tem passado no norte.
Jim, que tem uma empresa de limpeza de carpetes, e Joe, motorista de ônibus, fundaram um grupo que exige tratamento mais duro para os imigrantes. O mais curioso é que os dois são netos de imigrantes italianos, que vieram para a América no início do século passado. Eles sempre foram conhecidos por destratarem os indocumentados, mas ao que parece o alvo principal agora são os brasileiros.
No programa de televisão, eles costumam exibir imagens de grupos de imigrantes e colocam a legenda “esse não é o meu país”. Em outro momento, um brasileiro com a camisa da seleção foi focalizado e um dos irmãos pergunta: “Por que ele não está preso?”. Em seguida, o outro diz, tendo ao fundo um estabelecimento brasileiro: “Eles já derrubaram o World Trade Center, agora querem nos sufocar economicamente”. Normalmente Jim faz o papel de apresentador do programa e Joe, de cinegrafista.
Em Framingham, os brasileiros representam pelo menos 15% da população e muitos deles estão com status imigratório irregular. No entanto, as lojas, restaurantes e businesses da comunidade são numerosos, o que acirrou os ânimos dos irmãos Rizoli. “Culpar os brasileiros é inadequado. Eles cometem tantos crimes como os integrantes de qualquer outra comunidade”, disse o tenente Paul Shastany, da Polícia de Framingham.
O discurso antiimigrante dos irmãos Rizoli, ao que parece, têm contaminado os americanos. “Eu não consigo encontrar um trabalho com pagamento decente porque eles baixaram tanto os salários, que a gente não consegue viver”, reclamou um deles, que está desempregado há um ano. Outro acrescentou: “Eu quero os imigrantes ilegais brasileiros deportados. Eles não deveriam estar aqui, deveriam estar fora deste país”.
Os brasileiros têm sentido a animosidade: “Estou aqui há 20 anos e este é o pior momento para a comunidade”, admite Fausto da Rocha, diretor do Centro do Imigrante Brasileiro. Outro fato que confirma a eficiência do trabalho dos irmãos é que, de acordo com o Centro do Imigrante, cerca de seis mil brasileiros já deixaram a região nos últimos meses. E outros podem se mudar em breve. “Eu talvez vá embora. Estou ficando estressado”, lamentou um brasileiro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo