Brasil

Brasileiros ficam entre os 25 melhores do mundo em concurso promovido pela NASA

Desafio contou com mais de 25 mil participantes, divididos em mais de 5 mil equipes do mundo inteiro

Alunos brasileiros ficam entre finalistas de concurso da NASA
Alunos brasileiros ficam entre finalistas de concurso da NASA

A edição 2017 do Space Apps Challenge: o Hackathon, promovido pela NASA, teve alunos brasileiros entre os 25 finalistas do desafio mundial. Vinicius Luiz de Camargo Pereira, Wilder Roberto Ramos Pereira, Matheus Rodrigues Catossi, Julio Cesar dos Santos e Nathalia Garcia alcançaram reconhecimento com o projeto BeeBox, cujo objetivo é auxiliar na preservação das abelhas. Os jovens são alunos da Faculdade Impacta Tecnologia de São Paulo.

O desafio proposto foi a criação de soluções que ajudem a humanidade e o planeta na resolução de problemas globais. Os participantes tiveram um total de 36 horas para desenvolver e programar de acordo com o formato e a plataforma estabelecida.

Entre os que foram selecionados para a etapa mundial do evento, no qual a NASA avalia as melhores ideias e projetos, estava o grupo de brasileiros, que participou na categoria Viagens Migratórias e Histórias de Viagens. Eles criaram o aplicativo BeeBox, que ajuda na preservação das abelhas – responsáveis diretas por cerca de 8% da produção alimentar no planeta e 90% da polinização da flora brasileira –, que estão em extinção devido à falta de conhecimento dos governos e comunidades locais sobre como proceder com colmeias, ocasionando a destruição do seu habitat.

O BeeBox permite que o cidadão relate as regiões que possuem grandes quantidades de abelhas, tornando possível rastrear e mapear as condições climáticas nas quais estão inseridas. A partir disso, uma página da web indica locais com condições semelhantes, juntando dados para análises científicas e apoiando apicultores e governo local de forma a auxiliar uma possível realocação das colmeias, para que as abelhas possam procriar.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo