Histórico

Brasileiros querem ajudar órfãos do Haiti

Embaixada em Brasília já recebeu mais de 300 pedidos de adoção

A solidariedade dos brasileiros não tem limites. Além da ajuda na reconstrução ao Haiti, país atingido por um forte terremoto há poucos dias, a nossa população está indo além para oferecer conforto às vítimas da tragédia. Segundo representantes da embaixada do governo da ilha caribenha em Brasília, já foram apresentadas mais de 300 solicitações para adoção de crianças haitianas.

Apesar do interesse, a representação diplomática do Haiti informa que ainda não há condições de dar continuidade ao processo. Por isso, as pessoas que procuram a embaixada são orientadas a mandar um e-mail com dados pessoais para que os pedidos sejam encaminhados, quando a situação no país se acalmar. O prazo previsto para que isso se reestabeleça é de aproximadamente um mês.

Além disso, as Nações Unidas não recomenda este tipo de ajuda a crianças haitianas neste momento. “A adoção internacional não deve ocorrer em situações de instabilidade como guerras, calamidades e desastres naturais, por não ser possível verificar o histórico pessoal e familiar da criança que se pretende colocar em adoção, com a atual situação no Haiti”, explica em nota a subsecretária para Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Presidência da República e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Carmen Oliveira. A reunificação familiar é sempre mais aconselhável nessas situações.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo