Histórico

Brasileiros são a grande atração do Outsider Art Fair

Feira é conhecida por apresentar artistas autodidatas

Francisco da Silva
Obra do acreano Francisco da Silva

DA REDAÇÃO COM BROADWAY WORLD – A grande atração da Outsider Art Fair em New York este ano vai ser uma galeria brasileira, a Galeria Estação. A feira acontece de 8 a 11 de maio no Chelsea’s Center 548 (548 W. 22nd St, New York). Entre os artistas que devem chamar a atenção do público estão Alcides Pereira dos Santos (1932-2007), Francisco da Silva (1910-1985) e Véio.

Obras dos três brasileiros estarão na área reservada à Galeria Estação. Os trabalhos desses artistas e suas histórias de vida, chamados de fantásticos pelos críticos, já foram apresentados no lançamento da Fundação Cartier, em Paris, em 2012. O que chamou a atenção foi a trajetória de cada um deles.

Alcides Pereira dos Santos (1932-2007) é baiano de nascimento, mas cresceu no Mato Grosso. Antes de dar início à sua vida artística, ele trabalhou na roça, foi sapateiro, barbeiro e pedreiro. Aos 19 anos de idade, o artista disse que recebeu uma revelação divina e começou a pintar. Uma de suas coletâneas mais aclamadas é a série da criação do mundo em sete dias, onde ele incorporou legendas bíblicas.
Francisco da Silva (1910-1985) nasceu no Acre, em plena floresta amazônica, mas cresceu no Ceará. Antes de conquistar fama no Brasil e no exterior, fez de tudo um pouco para sobreviver: foi sapateiro, funileiro, soldador, pedreiro e carpinteiro. Seu hobby preferido era desenhar com mato verde apanhado na hora, e tijolo branco e vermelho (porque na época ele não tinha tinta) nas paredes das casas dos pescadores. Assim, ele deu vida aos seus grandes pássaros amazônicos, hoje uma de suas marcas registradas. Ainda em vida, ele teve obras expostas no Brasil e Europa. Em 1977 ele diagnosticado com doença mental e internado em uma clínica psiquiátrica, onde morreu anos mais tarde.

Cícero Alves dos Santos, mais conhecido como Véio, usa troncos de árvores em suas esculturas. Seus trabalhos se assemelham a desenhos pré-históricos, o que vem chamando a atenção dos críticos. A origem do trabalho de Véio é a historia do povo sertanejo, com seu misticismo, lendas e lutas sempre relacionadas à natureza. A relação de Véio com essa história se concretizou em um museu, o “Museu do Sertão”, que ele construiu ao lado de seu ateliê, localizado no interior sergipano.

Por 21 anos, a Outsider Art Fair tem sido o ponto de encontro de artistas autoditadas e arte forclórica. Este será o primeiro ano que a feira é realizada na primavera. Mais sobre a feira pelo website www.outsiderartfair.com.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo