Histórico

Brazilian Film Festival vai celebrar diretores contemporâneos

Mostra Homenagem terá filmes de Carla Camurati e Andrucha Waddington, entre outros

Se o cinema brasileiro tem crescido expressivamente e hoje é reconhecido mundialmente, muito se deve à profissionalização do setor e, especialmente, à excelente safra de diretores que surgiram no país nos últimos anos. Por isso, a organização do Brazilian Film Festival de Miami decidiu incluir na programação de 2008 a Mostra Homenagem, que pretende destacar a contribuição e o trabalho dos cineastas contemporâneos nessa nova fase. Cinco deles serão homenageados este ano e estarão no sul da Flórida apresentando seus filmes pessoalmente. São eles Andrucha Waddington, Fábio Barreto, Carla Camurati, Sérgio Machado e Heitor Dhalia.

Os longas fazem parte da agenda paralela no Wolfsonian Museum (1001 Washington Avenue) e serão exibidos de segunda a sexta, às 8 pm. ‘O Quatrilho’, de Fábio Barreto, com Patrícia Pilar e Glória Pires no elenco, inicia a mostra no dia 2 de junho. Já na terça (3 de junho) é a vez do premiado ‘Carlota Joaquina’, de Carla Camurati, que conta com atuações marcantes de Marco Nanini e Marieta Severo. No dia seguinte, o homenageado será Andrucha Waddington e seu ‘Eu Tu Eles’, que se passa no sertão nordestino. ‘Cidade Baixa’ foi o filme que alçou Alice Braga à condição de estrela nacional, mérito do diretor Sérgio Machado. O longa será mostrado no dia 5 de junho. Por fim, ‘Nina’, um drama introspectivo de Heitor Dhalia, encerra o ciclo na sexta-feira.

Abertura

A 12ª edição do Brazilian Film Festival será aberta oficialmente no dia 30 de maio, no North Beach Bandshell (Collins Avenue), com a exibição dos filmes vencedores na escolha popular em 2007 – ‘Polaróides Urbanas’ e ‘Galinha ao Molho Pardo’. Durante nove dias (até 7 de junho), a cidade de Miami vai viver o cinema brasileiro, com programação que inclui 30 longas, curtas e documentários em três locais em South Beach: o Colony Theatre (na Lincoln Road), o Cinematheque (Española Way) e o Wolfsonian Museum (Washington Avenue).

Três concorrentes à Lente de Cristal

Não Por Acaso
O primeiro longa do diretor Philippe Barcinski é um retrato sensível da história de duas pessoas que tentam controlar a vida em São Paulo. No elenco, destaque para Rodrigo Santoro e Leonardo Medeiros, que têm suas vidas mudadas a partir de um acidente de trânsito.

O Mundo Em Duas Voltas
Documentário – o diário de bordo – de uma das viagens da Família Schürmann. O filme é um registro da segunda excursão do grupo, entre 1997 e 2000, repleto de paisagens deslumbrantes e aventuras insólitas.

O Magnata
Roteirizado pelo cantor e compositor Chorão (Charlie Brown Jr.), o filme dirigido pelo estreante Johnny Araújo conta a trajetória de um astro do rock no Brasil. Trata-se de um retrato da cena jovem urbana, tendo Paulo Vilhena (foto) como protagonista.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo