Histórico

Brincadeira de mau-gosto entre jovens de Broward preocupa pais e educadores

‘Choking game’ já matou mais de 100 adolescentes desde 1985 e voltou a ser popular nos EUA

Uma brincadeira de mau-gosto que já matou mais de 100 jovens desde 1985 nos Estados Unidos está de volta ao Condado de Broward. O ‘choking game’, onde adolescentes enforcam-se uns aos outros até perderem os sentidos, vem sendo praticado nas escolas e vizinhanças do Condado. E o que é pior, seus participantes costumam disponibilizar no Youtube as imagens, muitas vezes chocantes.

A situação é tão grave que a diretora de uma escola em Miramar resolveu alertar aos pais dos alunos que o joguinho está mais popular do que nunca na região. Ficamos surpresos com o expressivo número de nossos estudantes que brincam disso, sem perceber que podem perder suas vidas, disse a diretora Krista Herrera, da Glades Middle School. O sinal amarelo surgiu quando um dos garotos da escola postou fotos no Facebook da brincadeira. Por conta disso, ela resolveu lançar uma campanha para esclarecer aos jovens das graves consequências da brincadeira, até porque os videos disponíveis na Internet costumam somente glorificar o ‘choking game’. A iniciativa deve ser replicada a outras escolas do Condado nas próximas semanas.

Em um dos hits mais acessados do Youtube, um garoto de aproximadamente 14 anos é enforcado por um amigo mais velho até desmaiar. Depois de várias gargalhadas, os outros meninos no quarto resolvem reanimá-lo, o que só conseguem um minuto depois. Em outro video, um adolescente explica detalhadamente como jogar o ‘choking game’.
O número de mortes por causa da brincadeira de mau-gosto pode ser ainda maior do que 100. Ativistas advertem que muitos óbitos tratados como suicídio ou acidente na verdade foram resultado do ‘choking game’, que voltou com força total. No seu site (www.gaspinfo.com), a fundação G.A.S.P. (‘Games Adolescents Shouldn’t Play’, ou ‘Jogos que adolescentes não devem jogar’) estima que até mil jovens podem ter morrido por causa desta brincadeira. A febre atual, segundo especialistas, é fruto do desejo juvenil por euforia e adrenalina. As maiores vítimas são meninos em torno de 13 anos de idade.

No Hospital Infantil Joe DiMaggio, em Hollywood, o medico Peter Antevy, que dá plantão na Emergência, reparou que nos últimos seis meses o número de adolescents que chegaram com olhos avermelhados, marcas no pescoço e com fortes dores de cabeça (efeitos do ‘choking game’) aumentou muito. Eles não dizem que estavam jogando, mas os sinais estão lá, disse o medico, que faz um alerta aos pais: As crianças chegam aqui praticamente mortas e os familiares sequer imaginam que é por causa deste jogo.

Caso de menino de 15 anos chocou o país

Kevin, um menino de 15 anos do estado de Washington, era um aluno exemplar e bom filho. Sua vida foi abreviada justamente pela brincadeira de ‘choking’ seu corpo foi encontrado pela irmã, de apenas 11 anos, caído no chão do quarto.

O caso emocionou a América e os pais do adolecente admitiram, em entrevistas, que jamais imaginaram que o filho pudesse fazer algo assim “Ele era tão bonzinho. Um conselho aos pais: prestem atenção nos seus filhos e evitem que eles acessem o youtube”, afirmou Ken Tork, o pai. Kevin é apenas uma das vítimas deste jogo que está preocupando as autoridades do distrito escolar de Broward.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo