Música

Caetano Veloso e Gilberto Gil são os únicos brasileiros indicados ao Grammy 2017

Artistas concorrem na categoria Melhor Álbum Internacional por disco em comemoração aos 50 anos de carreira

Gil e Caetano concorrem com o disco “Dois Amigos, um Século de Música”
Gil e Caetano concorrem com o disco “Dois Amigos, um Século de Música”

DA REDAÇÃO – Os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil são os únicos brasileiros indicados ao 59º Grammy que será realizado no dia 12 de fevereiro em Los Angeles. Os artistas vão disputar a categoria Melhor Álbum Internacional pelo disco “Dois Amigos, um Século de Música: Multishow ao vivo”. A lista de indicados foi revelada na terça-feira (6).

Na mesma categoria, vão concorrer com Destiny, de Celtic Woman, Walking in The Footsteps of Our Fathers, de Ladysmith Black Mambazo, Sing Me Home, de Yo-yo Ma e The Silk Road Ensemble, e Land of Gold, de Anoushka Shankar.

O álbum Dois amigos, um século de música é resultado de uma turnê homônima em comemoração aos 50 anos de carreira dos dois artistas. No repertório, eles passeiam por sucessos como Back in Bahia, Se quiser falar com Deus, Expresso 2222, Toda menina baiana e Andar com fé, entre outros.

Caetano e Gil cumpriram 19 apresentações na Europa a partir de junho de 2015 – em países como França, Bélgica, Inglaterra, Espanha, Suíça, Itália, Portugal e Israel. No Brasil, eles viajaram por Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. A turnê também passou por Pernambuco, no dia 13 de novembro de 2015, no Classic Hall.

“Fico alegre por saber que o disco do nosso show foi escolhido para concorrer ao Grammy. Gozado o Grammy Latino nem ter dado bola e o “Grammy Global” destacar. Acho que a musicalidade de Gil merece. O violão milagroso e seu fraseado vocal. Isso, tendo ao lado minha companhia devota, justifica o interesse pelo disco. Nossas canções têm hoje um certo valor histórico. Mas eu não seria nada na música sem Gil”, disse Caetano.

As cantoras Beyoncé e Adele estão entre os destaques de indicações da premiação. Adele concorre a Álbum do Ano, Música do Ano (Hello) e Gravação do Ano, já Beyoncé foi indicada nas categorias Melhor Performance de Rock (Don’t hurt yourself), Melhor Álbum Urbano Contemporâneo (Leomande), Melhor Performance de Rap (Freedom), Melhor Clipe (Formation) e Melhor Filme Musical (Lemonade).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo