Estados Unidos

Califórnia cancela contrato com Walgreens em disputa sobre pílula abortiva

Gavin Newson encerrou contrato com a rede de farmácias depois que a empresa decidiu que não venderia pílula abortiva em alguns estados conservadores

Walgreens perde contrato milionário na Califórnia. Foto: Facebook

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, rescindiu na quarta-feira (9) um contrato de $ 54 milhões com a rede de farmácias Walgreens depois que a empresa decidiu não vender a pílula abortiva Mifepristona pelo correio em alguns estados liderados por conservadores. Newsom vai deixar de comprar medicamentos prescritos na rede para o sistema de saúde prisional da Califórnia, incluindo medicamentos antivirais e antifúngicos e remédios usados ​​para insuficiência cardíaca congestiva. O contrato expira em 30 de abril. “A Califórnia não vai ficar parada enquanto as corporações cedem aos extremistas e cortam o acesso crítico aos cuidados reprodutivos e à liberdade”, disse Newsom em um comunicado à imprensa.

Newsom prometeu fazer da Califórnia um santuário para pessoas em outros estados onde o aborto é ilegal ou severamente restrito. No ano passado, Newsom assinou mais de uma dúzia de novas leis com o objetivo de proteger o direito ao aborto, incluindo a assinatura de $ 20 milhões em novos gastos para ajudar a pagar as despesas de viagem e hospedagem de pessoas que vêm de outros estados para a Califórnia para fazer um aborto.

“A Califórnia está a caminho de se tornar a quarta maior economia do mundo e vamos alavancar nosso poder de mercado para defender o direito de escolha.” A Associated Press tentou contato com representantes da Walgreens, mas não obteve resposta sobre o caso. No início desta semana, a empresa emitiu um comunicado dizendo que planeja distribuir o medicamento Mifepristona “em qualquer jurisdição onde seja legalmente permitido fazê-lo”. No site da empresa, lê-se: “Fornecer medicamentos legalmente aprovados aos pacientes é o que as farmácias fazem e está enraizado em nosso compromisso com as comunidades em que operamos”.

A Mifepristona é uma pílula que, quando combinada com outra pílula, interrompe a gravidez. A Food and Drug Administration (FDA) aprovou a pílula em 2000 para uso até a 10ª semana de gravidez. Hoje, mais da metade de todos os abortos nos EUA são feitos por pílulas, de acordo com o Instituto Guttmacher, um grupo de pesquisa que apóia o direito ao aborto.

Depois que a Suprema Corte dos EUA anulou no ano passado o direito federal ao aborto, mais de uma dúzia de estados restringiram o uso de pílulas abortivas. Mas essas restrições estão sendo contestadas no tribunal. Procuradores-gerais em 20 estados, a maioria com governadores republicanos, alertaram Walgreens e CVS de que podem enfrentar consequências legais se venderem pílulas abortivas em seus estados. Na semana passada, a Walgreens confirmou que enviou uma resposta a cada procurador-geral dizendo que não distribuiria o medicamento em seus estados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo