Histórico

Campeão do Brasileiro pode sair neste fim de semana

São Paulo só depende de uma vitória, ou tropeço do Grêmio, para ser tricampeão

O São Paulo colocou as duas mãos na taça do Campeonato Brasileiro de 2008. Para conquistar o inédito tricampeonato seguido – e o o sexto título da equipe na história da competição – o tricolor paulista não precisará sequer suar a camisa. Para isso, basta que o único time que ainda pode superá-lo na tabela, o Grêmio (tricolor gaúcho), tropece numa partida aparentemente fácil, contra o virtualmente rebaixado Ipatinga. Caso isso não aconteça, o São Paulo precisaria vencer o Fluminense (tricolor carioca), num jogo marcado para o Morumbi, na capital paulista, diante de uma torcida que já esgotou todos os ingressos para o jogo. Caso perca ou empate o confronto, o esquadrão de Muricy Ramalho ainda terá nova chance na última rodada contra o Goiás, fora de casa.

O São Paulo ficou muito perto do título depois de bater o Vasco por 2 a 1 em São Januário e ainda contou com a derrota do vice-líder Grêmio por 4 a 2 para o Vitória em Salvador. Com os resultados da 36.ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time do Morumbi atingiu os 71 pontos e abriu cinco pontos de vantagem para os gaúchos, que agora são os únicos adversários na briga pela taça. Já Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras deram adeus ao sonho do título, mas protagonizam a melhor briga desta reta final, por duas vagas para a Libertadores de 2009.

Ou seja, está difícil acreditar que o São Paulo deixará escapar este título, até porque o time está em ascensão, enquanto não se sabe qual será o efeito no Grêmio de uma derrota acachapante como a sofrida em Salvador. Nunca é demais lembrar que o time paulista chegou a ter 11 pontos de desvantagem para o Grêmio no início do segundo turno, mas mostrou forte poder de recuperação e tem tudo para soltar definitivamente o grito de campeão na próxima rodada. Quem sabe, a diretoria pode até encomendar as faixas.
A equipe de Muricy não perde uma partida justamente desde o confronto contra o tricolor gaúcho, no início do segundo turno, no dia 17 de agosto. A série invicta agora é de 16 confrontos, com 11 triunfos e cinco empates. Contra o Vasco, o melhor time do Brasileirão chegou ao sexto triunfo seguida, na fase decisiva do torneio. A classificação para a Libertadores 2009 também está assegurada e o detalhe interessante é que a última vez que o clube ficou de fora da competição continental foi em 2003.
Apesar de todos os números favoráveis, o técnico Muricy Ramalho, que pode pela quarta vez consecutiva ser eleito o melhor treinador do Campeonato Brasileiro, prefere ser cauteloso neste momento. “Ainda não conquistamos nada, mas ninguém chega nesta posição neste momento do campeonato por acaso”, declarou.

Euforia

A principal preocupação do treinador era acabar com a euforia. “O ser humano se entusiasma com qualquer coisa”. Ele afirmou que pretende “blindar” o elenco e revelou que os jornalistas serão impedidos de entrevistar os jogadores até os jogos decisivos. Com relação aos pontos fortes do time, Muricy destacou que o único diferencial da equipe é o goleiro Rogério Ceni. “Os demais são bons jogadores, que precisam trabalhar sempre”.

Dependendo dos resultados deste fim de semana e com o título no bolso, o São Paulo deverá fazer uma proposta ousada ao Goiás, adversário da última rodada: caso garanta a taça antecipadamente, a diretoria pensa em propor que a partida contra os goianos – que perderam o mando de campo e não podem mais jogar no Serra Dourada este ano – seja disputada no Rio de Janeiro. Inicialmente, o jogo seria em Itumbiara, a 204 km de Goiânia, mas o Tricolor paulista quer o jogo mais perto de sua torcida e num palco maior. O Goiás, sem qualquer objetivo no Brasileirão, ganharia com a renda da partida, já que é o mandante.

“Vamos tentar jogar no Maracanã ou no Engenhão, desde que a gente vença o Fluminense. Por ser a capital mais próxima de São Paulo e um grande palco, tenho certeza de que a torcida do São Paulo viria”, declarou João Paulo de Jesus Lopes, diretor de futebol do Tricolor Paulista. A idéia não é original, pois o Santos de Pelé já realizou inúmeros jogos importantes no Maracanã. Um deles, por exemplo, foi o que deu o bicampeonato mundial à equipe santista, contra o Milan, há 45 anos.

Com relação à briga para fugir do rebaixamento, esta sim parece sem definição: Ipatinga, Portuguesa, Vasco e Figueirense são os principais candidatos à Série B do Brasileirão em 2009, mas as duas últimas rodadas serão emocionantes, inclusive com confrontos diretos entre os ameaçados. A verdade é que os técnicos destes times estão com suas calculadoras na mão, fazendo contas e rezando para evitar o pior.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo