Histórico

Campeonato de futebol americano começa sem favoritos

Começa esta semana o campeonato da NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos. Na verdade, o campeão da temporada passada, o New Orleans Saints, já entrou em campo, contra o Minnesota Vikings. Mas o melhor da rodada acontece neste domingo e segunda-feira, quando estão agendados os outros 15 jogos, inclusive o do time da região, o Miami Dolphins, cuja estreia será em Buffalo, contra os Bills.

Especialistas dizem que este será o torneio mais equilibrado dos últimos tempos e está difícil apontar favoritos. Por isso, a maior atração é o retorno do quarterback Brett Favre, depois dele ter ameaçado uma aposentadoria (mais uma). Aos 40 anos, o veterano acredita que precisa saldar uma “dívida” com a equipe, eliminada na semifinal do campeonato passado, justamente contra o Saints. “O time é muito bom, as chances aqui são muito maiores que em outros lugares. Desse ponto de vista, seria sempre mais fácil retornar”, declarou Favre, que detém a maior porcentagem de passes completos (68,4%) entre os quarterbacks.

Apesar da pouca tradição do esporte no Brasil, a nossa comunidade começa a se interessar mais pelo futebol americano. “É um jogo interessante do ponto de vista de equipe. Quando a gente começa a conhecer as regras fica bem atraente”, disse o carioca Ítalo Lucena, de Miami, que costuma assistir aos jogos em um sports bar de Fort Lauderdale. Do mesmo modo, Jefferson Silva não costuma perder as partidas pela televisão e, mesmo sem entender tudo, gosta das jogadas com lançamentos longos. “Muitas vezes, o futebol da bola redonda é mais violento do que o americano”, afirmou.

Uma novidade neste início de temporada é a possibilidade de ampliação no número de jogos – de 16 para 18. Mas essa regra só valeria a partir de 2011.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo