Chávez culpa EUA por mal-estar com Brasil

0
714

da Folha de S.Paulo

Treze dias depois de dar um ultimato ao Senado brasileiro para entrar no Mercosul, o presidente Hugo Chávez culpou ontem os EUA por “tentar distanciar” a Venezuela do Brasil, além de deitar elogios ao colega Luiz Inácio Lula da Silva.

“Ninguém, ninguém me fará brigar com Lula. É um bom companheiro. É um grande amigo”, disse Chávez, em discurso a militares, em Caracas. Chávez citou um episódio envolvendo Simon Bolívar (1783-1830) para acusar os EUA de tentar afastá-lo de Lula.

“Bolívar recebe o embaixador `brasileiro` e lhe diz, numa carta de boas-vindas: ‘O Brasil é uma das maiores garantias que enviou a providência para assegurar o futuro desta nascente República’. O império tenta nos dividir e nos distanciar, como estivemos toda a vida.”

Sem citar sua polêmica com o Senado brasileiro envolvendo o Mercosul, Chávez disse que os EUA utilizam “quintas-colunas aqui na Venezuela, lá no Brasil e em outras partes do mundo” para provocar a discórdia.

O discurso de Chávez ontem ocorreu após amplo esforço de bastidores do Itamaraty para diminuir a crise provocada pelo duro discurso do presidente venezuelano, no início do mês. Na semana passada, o Palácio Miraflores havia sinalizado que baixaria o tom contra o Brasil.

No último dia 3, Chávez disse que esperaria até setembro para que os Congressos do Brasil e do Paraguai aprovassem a entrada no Mercosul, do contrário retiraria a solicitação venezuelana para entrar no bloco.

A crise entre Chávez e o Congresso brasileiro começou no início de junho, quando o Senado aprovou um requerimento exortando o governo venezuelano a rever a decisão de não renovar a concessão do canal oposicionista RCTV.

Irritado, o presidente venezuelano chamou o Senado de “papagaio de Washington”.

Ontem, a emissora voltou a ser transmitida por TV paga, após 49 dias fora do ar. O seu alcance agora está limitado a cerca de 21% da população do país.

Previous articleSuspeita de bomba em Miami era alarme falso
Next articleTragédia em São Paulo
Fundado em outubro de 2000, o AcheiUSA Newspaper é um jornal semanal em português distribuído gratuitamente por centenas de estabelecimentos comerciais brasileiros, americanos e hispânicos, espalhados pelo estado da Flórida. Com notícias locais, imigração, cultura, agenda de eventos, cobertura social, negócios e a maior seção de anúncios classificados grátis em português fora do Brasil, o AcheiUSA é o mais completo e popular portal para os brasileiros vivendo nos Estados Unidos.