Histórico

Chuvas voltam a castigar o país

São Paulo foi o estado mais atingido. Estragos no sul vão prejudicar a safra de milho e arroz

As chuvas de verão não dão trégua no Brasil. Várias regiões do país foram afetadas pelo mau tempo, mas São Paulo acabou sofrendo os maiores estragos: na capital, as áreas mais atingidas foram a Zona Norte e as marginais Tietê e Pinheiros ficaram alagadas e a Prefeitura colocou a população em estado de atenção. Um péssimo presente de aniversário para a cidade, que esta semana completou 456 de fundação.

O caso mais grave em São Paulo aconteceu na Rodovia SP-029, principal acesso à Itapevi. O asfalto cedeu, formando um buraco enorme e diversas rachaduras na pista, e engolindo um automóvel – as duas pessoas que estavam no veículo tiveram apenas ferimentos leves. Na verdade, esta semana a capital registrou pelo menos 30 pontos de alagamento e em determinados dias houve mais de 75 km de congestionamento. A marginal da Via Anchieta, que liga São Paulo ao litoral, também ficou interditada por causa de alagamento. A chuva castiga a região há mais de 35 dias seguidos.

Mas o excesso de calor e a umidade, típicos da estação, têm provocado pancadas de chuva em outros estados também. Na Região Sudeste, Minas Gerais (especialmente no Triângulo Mineiro) e o Rio de Janeiro também estão sofrendo com as tempestades. No Sul, Paraná e Santa Catarina já revisaram para baixo a estimativa para a safra 2010. Especialistas acreditam que a produção de milho e arroz deverá cair até 3% em relação à safra anterior.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo