Cigarro, uma decisão nada inteligente

0
695

Estudo sugere que fumantes têm QI menor

Muito se fala sobre os males causados pelo cigarro. Mas um estudo conduzido por especialistas do Centro Médico Sheba, em Israel, está causando um verdadeiro alvoroço: de acordo com a pesquisa, os fumantes parecem ter menor quociente de inteligência (QI) do que os não-fumantes. Além disso, os resultados mostraram que a capacidade de raciocínio da pessoa está inversamente associada ao consumo de tabaco.

Para o estudo, os cientistas analisaram as informações de 20 mil soldados e descobriram que os jovens que fumam um maço de cigarros por dia ou mais têm QI 7,5 pontos menor do que aqueles que nunca fumaram. E os resultados indicaram, ainda, que, quanto mais cigarros eles fumavam diariamente, piores eram seus resultados nos testes de QI.

De acordo com os autores, os participantes foram proibidos de fumar no período dos testes, assim, os sintomas de abstinência podem ter afetado os resultados dos fumantes. Porém, mesmo aqueles que começaram a fumar pouco tempo antes da pesquisa, após entrarem no exército, apresentaram pior QI do que os não-fumantes, o que indica pouca influência da abstinência de nicotina sobre os resultados.

Baseados nesses resultados, os especialistas concluíram que pessoas com menor QI são mais propensas a começar a fumar e a fumar mais cigarros, e que os resultados não indicam que o tabagismo possa tornar as pessoas menos inteligentes. Por isso, eles defendem que “adolescentes com pior QI podem ser foco de programas desenvolvidos para a prevenção do tabagismo”.