Circulando

Circulando

Flauta

Por Jorge Nunes

O infinito poder da arte

A Fundação Flauta Mágica, do Mato Grosso, tem a nobre missão de transformar crianças em situação de vulnerabilidade na periferia de Cuiabá em profissionais da área cultural, como músicos, artistas e bailarinos. Com o apoio da Inffinito Foundation, produtora do festival do cinema brasileiro em Miami, a Flauta Mágica está mostrando o resultado desse trabalho com uma turnê por diversas escolas secundárias dos Estados Unidos. Em Miami, as crianças brasileiras beneficiadas pelo programa se apresentaram na Miami Beach Senior High School, a convite do Clube Brasileiro, de Anete Arslanian. No repertório, músicas de Villa-Lobos, Tom Jobim, Gilberto Gil e Ary Barroso. O projeto, que tem a marca carinhosa das iniciativas culturais promovidas por Viviane Spinelli e Adriana Dutra, diretoras da Inffinito, prova que a redução da pobreza e da desigualdade passa obrigatoriamente pelo resgate da dignidade das crianças, e a arte é o melhor caminho para isso.

Green Card de gringo

BillO jornalista Bill Williamson é o único americano nato que eu conheço que tem um green card. No final da década de 1950, ele abriu no Rio de Janeiro um jornal em inglês para a comunidade americana no Brasil, uma espécie de AcheiUSA com sinal trocado. Na época, como ainda hoje, era proibido que estrangeiros fossem donos majoritários de meios de comunicação no Brasil. Casado com a baiana Vânia, a solução para ele foi naturalizar-se brasileiro e abrir mão da cidadania americana, a fim de poder abrir o jornal, que foi sucesso por décadas. Há uns vinte anos, Bill e Vânia voltaram para os EUA, e hoje vivem felizes na Flórida, ela já cidadã americana e ele com seu green card. Na foto, Bill e a filha Margareth posam com Emma Collum (centro), candidata do Partido Democrata para o Distrito 93 de Fort Lauderdale. Collum é presidente do Women’s March FTL e chefe nacional do National Committee of Women’s March. O WM é uma entidade não-governamental que busca a conscientização política, estimulando o voto e a defesa dos direitos humanos básicos. Em janeiro deste ano, a WM realizou uma marcha em Washington, D.C., que reuniu mais de 500 mil pessoas, e o movimento acabou se expandindo para o mundo todo, com manifestações semelhantes em 81 países.  

Sete cordas em Miami

Yamandu Costa mostrou à plateia que foi ao Aventura Arts & Cultural Center no domingo passado porque é considerado um dos maiores violonistas do mundo. Alternando o violão com a cuia de chimarrão que trouxe para o palco, o gaúcho Yamandu foi ao limite do que é possível no instrumento, juntando técnica, força, virtuosismo e musicalidade numa apresentação memorável. No final, ainda fez os brasileiros da plateia cantarem em coro o clássico Carinhoso, de Pixinguinha, acompanhados pelo seu brilhante sete cordas. Simpático e atencioso, o músico recebeu os fãs depois do show, autografou CD’s e tirou selfies com todo mundo. Além da apresentação, Yamandu também realizou uma masterclass para alunos de violão da Florida International University (FIU). Antes de seguir para Gainsville (FL), onde se apresenta no Guitar Salon no dia 21, Yamandu foi visitar o estúdio de Felipe Tichauer, brasileiro radicado em Miami ganhador do Grammy International pelo seu trabalho como engenheiro de som e masterizador. O show em Aventura teve a produção de Gene de Souza. Depois de Gainsville, Yamandu segue para shows em New York, Seattle, San Francisco e Los Angeles.

Spa em franquia

As irmãs Sheila Nahari e Miriam Sinovetz, proprietárias do Vitality Laser Spa, em Boca Raton, convidam para o coquetel de lançamento do projeto de franquias para o seu spa. Estabelecido há mais de uma década no sul da Flórida e com reputação de qualidade na ciência estética, o Vitality é referência no ramo e uma excelente oportunidade para profissionais da área interessados em investir num mercado em expansão. O coquetel é na quarta-feira (24), às 6 p.m. na sede do Vitality – 222 Yamato Rd, suite 107, Boca Raton.

Mais música brasileira em Miami

A coluna está especialmente musical esta semana. Não dá para deixar de falar na apresentação que o cantor e compositor Marcos Valle vai fazer no Faena Theatre, em Miami, na quarta-feira (24). Ícone da MPB, Valle vem a Miami trazido pelo projeto Viva Bossa Nova, que comemora os 60 anos do movimento musical que revolucionou a música brasileira e influenciou o mundo inteiro com seu ritmo sincopado e sofisticada harmonia. O Faena Theatre é um charmoso teatro em Miami Beach para pouco mais de cem pessoas, que tem recebido shows intimistas de artistas brasileiros, como Marina Lima, Fernanda Abreu, Legião Urbana e Barão Vermelho. Os ingressos para o show de Marcos Valle podem ser adquiridos no site do teatro – faenatheater.com –  ou pelo ticketmaster.com.

Edivaldo conta segredos

O editor Edivaldo Fontes, da VLM Press, convida para o lançamento do seu livro “Autodescoberta – Segredos Para uma Vida de Plenitude”, em Miami, na terça-feira, dia 23. O autor vai receber amigos e imprensa para uma noite de autógrafos na churrascaria Steak Brasil, em Downtown Miami.

Vandré por Beatriz

Beatriz Malnic, que ao lado de Loren Oliveira lidera o grupo vocal de mulheres Brazilian Voices, está em turnê pelo Brasil com um show em homenagem ao cantor e compositor Geraldo Vandré. No próximo dia 24 de outubro, Beatriz vai se apresentar no SESC de Sorocaba (SP), com a presença especial do próprio homenageado. Em março, ela já havia participado dos shows que marcaram o retorno de Vandré aos palcos, em João Pessoa, na Paraíba. Formada pela Escola de Comunicação e Artes da USP, a paulista Beatriz é cantora, pianista, arranjadora e regente. Há duas décadas ela vive nos Estados Unidos onde, além de construir uma carreira brilhante como artista, foi co-fundadora do querido Brazilian Voices, premiado coral de mulheres brasileiras radicadas nos EUA.

Casamento do ano

Depois de um mês de festas, encerraram-se com chave de ouro numa lua-de-mel no Wild Orchid Secrets Resort, na Jamaica, as celebrações do casamento da editora do AcheiUSA, Ana Paula Franco, e Joe Sirak. O casal agora começa vida nova na sua casa de Delray Beach. A coluna deseja toda a felicidade para os dois, que merecem todas as comemorações do mundo pela sua união. Parabéns, Ana e Joe!

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo