Circulando

0
3243
Artur Moreira com as crianças de Koforidua
Artur Moreira com as crianças de Koforidua

Missão Humanitária

Artur Moreira, artesão brasileiro radicado em New Jersey, está em Gana, na África. O mineiro de Governador Valadares levou para lá doações arrecadadas pela sua iniciativa destinadas a populações carentes da cidade de Koforidua, no leste do país africano. Moreira ainda ajuda na reforma de escolas e creches na cidade, aproveitando seus talentos de marceneiro e artista da madeira. Para ajudar na campanha ele contou com a ajuda de amigos pessoais e virtuais, que levantaram mais de mil e quinhentos dólares, através de uma campanha pelo gofundme.com, usados na reforma de uma escola.

Apropriação indébita

A fotógrafa e produtora cultural Jade Matarazzo, criadora, entre outras iniciativas, do ArtBrasil – série de exposições de profissionais brasileiros, entre fotógrafos e artistas plásticos radicados nos Estados Unidos – queixa-se nas redes sociais da má-fé de uma pessoa que alega propriedade intelectual de um dos projetos dela. Jade foi obrigada a entrar na Justiça para proteger-se de quem ela diz ser uma “brasileira oportunista, vigarista e chantagista”, que “tentou fazer um acordo financeiro”. Segundo Jade, a pessoa registrou o nome de um projeto que já existe há cinco anos, na tentativa de apropriar-se da ideia. Jade Matarazzo tem um histórico admirável de trabalho e dedicação à arte brasileira em Miami, e seu sucesso é diretamente proporcional a essa dedicação. A tentativa de apropriação desse trabalho com oportunismo e má-fé é vergonhosa e não pode ficar impune.

Data marcada

Já tem data o 21º Brazilian Film Festival of Miami, tradicional festa do cinema brasileiro que agita a cidade todos os anos. O festival deste ano começa no dia 16 de setembro, com a exibição do filme “João, o Maestro”, de Mauro Lima, sobre o pianista e maestro brasileiro João Carlos Martins, um dos maiores intérpretes de Bach, até sofrer com uma doença degenerativa que lhe afetou o movimento das mãos e o afastou do piano. A exibição será ao ar livre, no New World Symphony Soundscape Park, em Miami Beach. O Festival prossegue do dia 16 até 23 de setembro, com exibições na Miami Beach Cinematheque e no Regal Cinemas South Beach, na Lincoln Road.

João, o Maestro abre o BFF 2017
“João, o Maestro” abre o BFF 2017

Lente premiada

O empresário e fotógrafo Carlos Martinez, que toda semana enriquece uma página do AcheiUSA com seu brilhante trabalho fotográfico, levou o prêmio de Best Street Photographer 2017 do Brazilian Press Awards, na categoria Visual Arts.

Carlos e Floriana Martinez
Carlos e Floriana Martinez

Dalva de Oliveira, cem anos

No ano do centenário de Dalva de Oliveira, nada melhor que uma produção dedicada à memória da diva da MPB realizada pelo próprio neto. O videomaker Bernardo Martins, radicado em Miami, está no Rio de Janeiro para a produção do filme ‘100 Dalva’, entrevistando críticos, artistas consagrados e até fãs inesperados da avó, como o menino Júnior Viana, de treze anos, morador da periferia carioca, que descobriu a obra da cantora aos sete anos e se apaixonou por ela. Nomes como  Ney Matogrosso, Alcione, Paulo Ricardo, Adriana Esteves, Ricardo Cravo Albin, Rodrigo Faour e Maria Bethânia dão o seu depoimento sobre trajetória e o legado da intérprete de clássicos como “Bandeira Branca”, “Ave Maria Do Morro”. O filme está previsto para estrear em outubro. Bernardo, de 36 anos, é filho de Pery Ribeiro (1937-2012), que por sua vez é filho de Dalva com outra lenda da música brasileira, Herivelto Martins. Pedigree é isso aí.

Bernardo Martins e Adriana Esteves, que encarnou Dalva na minissérie "Dalva e Herivelto, uma Canção de Amor"
Bernardo Martins e Adriana Esteves, que encarnou Dalva na minissérie “Dalva e Herivelto, uma Canção de Amor”

Paralamas são de Pompano

Luciano Sameli, promotor do Pompano Brazilian Fest, a maior festa brasileira no estado da Flórida, confima que os Paralamas do Sucesso serão a atração musical principal do festival deste ano, previsto para o dia 21 de outubro. Sameli se queixa de que a banda carioca foi abordada por um produtor brazuca para quebrar o contrato com o Brazilian Fest e participar de outro evento brasileiro nos Estados Unidos. Felizmente acabaram prevalecendo a força do evento de Pompano Beach e a integridade dos empresários envolvidos nas negociações, e os Paralamas estão confirmadíssimos na Flórida.

Paralamas do Sucesso, confirmados para o Pompano Fest
Paralamas do Sucesso, confirmados para o Pompano Fest (Crédito: Mauricio Valadares)