Circulando

Circulando

Artur Moreira com as crianças de Koforidua
Artur Moreira com as crianças de Koforidua

Missão Humanitária

Artur Moreira, artesão brasileiro radicado em New Jersey, está em Gana, na África. O mineiro de Governador Valadares levou para lá doações arrecadadas pela sua iniciativa destinadas a populações carentes da cidade de Koforidua, no leste do país africano. Moreira ainda ajuda na reforma de escolas e creches na cidade, aproveitando seus talentos de marceneiro e artista da madeira. Para ajudar na campanha ele contou com a ajuda de amigos pessoais e virtuais, que levantaram mais de mil e quinhentos dólares, através de uma campanha pelo gofundme.com, usados na reforma de uma escola.

Apropriação indébita

A fotógrafa e produtora cultural Jade Matarazzo, criadora, entre outras iniciativas, do ArtBrasil – série de exposições de profissionais brasileiros, entre fotógrafos e artistas plásticos radicados nos Estados Unidos – queixa-se nas redes sociais da má-fé de uma pessoa que alega propriedade intelectual de um dos projetos dela. Jade foi obrigada a entrar na Justiça para proteger-se de quem ela diz ser uma “brasileira oportunista, vigarista e chantagista”, que “tentou fazer um acordo financeiro”. Segundo Jade, a pessoa registrou o nome de um projeto que já existe há cinco anos, na tentativa de apropriar-se da ideia. Jade Matarazzo tem um histórico admirável de trabalho e dedicação à arte brasileira em Miami, e seu sucesso é diretamente proporcional a essa dedicação. A tentativa de apropriação desse trabalho com oportunismo e má-fé é vergonhosa e não pode ficar impune.

Data marcada

Já tem data o 21º Brazilian Film Festival of Miami, tradicional festa do cinema brasileiro que agita a cidade todos os anos. O festival deste ano começa no dia 16 de setembro, com a exibição do filme “João, o Maestro”, de Mauro Lima, sobre o pianista e maestro brasileiro João Carlos Martins, um dos maiores intérpretes de Bach, até sofrer com uma doença degenerativa que lhe afetou o movimento das mãos e o afastou do piano. A exibição será ao ar livre, no New World Symphony Soundscape Park, em Miami Beach. O Festival prossegue do dia 16 até 23 de setembro, com exibições na Miami Beach Cinematheque e no Regal Cinemas South Beach, na Lincoln Road.

João, o Maestro abre o BFF 2017
“João, o Maestro” abre o BFF 2017

Lente premiada

O empresário e fotógrafo Carlos Martinez, que toda semana enriquece uma página do AcheiUSA com seu brilhante trabalho fotográfico, levou o prêmio de Best Street Photographer 2017 do Brazilian Press Awards, na categoria Visual Arts.

Carlos e Floriana Martinez
Carlos e Floriana Martinez

Dalva de Oliveira, cem anos

No ano do centenário de Dalva de Oliveira, nada melhor que uma produção dedicada à memória da diva da MPB realizada pelo próprio neto. O videomaker Bernardo Martins, radicado em Miami, está no Rio de Janeiro para a produção do filme ‘100 Dalva’, entrevistando críticos, artistas consagrados e até fãs inesperados da avó, como o menino Júnior Viana, de treze anos, morador da periferia carioca, que descobriu a obra da cantora aos sete anos e se apaixonou por ela. Nomes como  Ney Matogrosso, Alcione, Paulo Ricardo, Adriana Esteves, Ricardo Cravo Albin, Rodrigo Faour e Maria Bethânia dão o seu depoimento sobre trajetória e o legado da intérprete de clássicos como “Bandeira Branca”, “Ave Maria Do Morro”. O filme está previsto para estrear em outubro. Bernardo, de 36 anos, é filho de Pery Ribeiro (1937-2012), que por sua vez é filho de Dalva com outra lenda da música brasileira, Herivelto Martins. Pedigree é isso aí.

Bernardo Martins e Adriana Esteves, que encarnou Dalva na minissérie "Dalva e Herivelto, uma Canção de Amor"
Bernardo Martins e Adriana Esteves, que encarnou Dalva na minissérie “Dalva e Herivelto, uma Canção de Amor”

Paralamas são de Pompano

Luciano Sameli, promotor do Pompano Brazilian Fest, a maior festa brasileira no estado da Flórida, confima que os Paralamas do Sucesso serão a atração musical principal do festival deste ano, previsto para o dia 21 de outubro. Sameli se queixa de que a banda carioca foi abordada por um produtor brazuca para quebrar o contrato com o Brazilian Fest e participar de outro evento brasileiro nos Estados Unidos. Felizmente acabaram prevalecendo a força do evento de Pompano Beach e a integridade dos empresários envolvidos nas negociações, e os Paralamas estão confirmadíssimos na Flórida.

Paralamas do Sucesso, confirmados para o Pompano Fest
Paralamas do Sucesso, confirmados para o Pompano Fest (Crédito: Mauricio Valadares)

 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo