Estados Unidos Manchete

Clientes do Bank of America e Zelle denunciam sumiço de dinheiro de suas contas

O banco declarou que as transações Zelle feitas entre 14 e 17 de janeiro podem sofrer atrasos. Senadora Elizabeth Warren pede que os clientes sejam compensados.

Bank of America é acusado de irregularidades. Foto: Cox Media Group

Clientes do Bank of America bombardearam as redes sociais, na quarta-feira (18), com reclamações sobre transações não processadas do Zelle, o que deixou muitas contas com saldos negativos. O Downdetector, um site do consumidor, reportou o primeiro problema com o aplicativo Zelle por volta das 8:25am. Na manhã de quarta, um internauta publicou a pergunta que aparentemente muitos queriam saber, e o post foi viral: “What’s going on with @BankofAmerica?” (em português, “O que está acontecendo com o Bank of America?”). A partir daí muitos casos foram compartilhados:

“Quase enlouqueci quando vi que estavam faltando $2 mil da minha conta”, postou um cliente no Twitter. Outra correntista postou: “Tão legal como o @BankofAmerica desapareceu magicamente com uma grande transação Zelle que eu já tinha programado para pagar contas. Agora estou extremamente endividada. Inacreditável.”

Por volta de 3pm, o Bank of America disse que o problema tinha sido resolvido. “Tivemos um problema em que houve um atraso na postagem das transações Zelle. Foi resolvido hoje cedo, para que todas as transações apareçam nas contas das pessoas”, disse Bill Halldin, porta-voz do Bank of America, à FOX Business. Um porta-voz da Zelle, plataforma de pagamento que milhões de pessoas usam para enviar e receber dinheiro, disse à NPR que o problema foi da parte do Bank of America e que o aplicativo não apresentou problemas associados a outros bancos.

Em comunicado, o banco declarou: “As transações Zelle feitas entre 14 e 17 de janeiro podem sofrer atrasos na ocorrência e lançamento nas contas conforme solicitado. As transferências serão concluídas e aparecerão na atividade e nos saldos de sua conta o mais rápido possível. Pedimos desculpas por qualquer atraso ou inconveniente.”

A senadora de Massachusetts, Elizabeth Warren, membro do Comitê do Senado sobre Assuntos Bancários, Habitação e Urbanos, criticou o Bank of America e Zelle, dizendo que eles “aparentemente estão falhando com os clientes novamente”. No Twitter, ela postou: “Isso deve ser corrigido imediatamente e os clientes devem ser compensados. Eu apontei sérios problemas de fraude no Zelle e esta é a falha mais recente deles”, escreveu.

Warren tem criticado o sistema Zelle há algum tempo e pediu mais supervisão da plataforma. Em um relatório divulgado em outono passado, a senadora disse que as transações fraudulentas no aplicativo totalizaram quase meio bilhão de dólares em 2021.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo